Topo

Phelps volta às competições e torna possível participação no Rio-2016

11.mar.2013 - Michael Phelps exibe o troféu conquistado no Prêmio Laureus  - Júlio César Guimarães/UOL
11.mar.2013 - Michael Phelps exibe o troféu conquistado no Prêmio Laureus Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

14/04/2014 16h00

WASHINGTON, 14 Abr 2014 (AFP) - O nadador americano Michael Phelps, atleta mais vitorioso da história das Olimpíadas, com 22 medalhas, 18 delas de ouro, vai voltar a disputar uma competição oficial de natação no dia 24 de abril, no Arizona, anunciou nesta segunda-feira a Federação Americana de Natação.

Phelps, de 28 anos, tinha anunciado o fim da sua carreira depois dos Jogos de Londres-2012, mas voltou a se inscrever no programa antidoping americano em novembro, o que dá a entender que tem condições de iniciar sua preparação para os Jogos do Rio-2016.

Ele participará do Grand Prix de Mesa, no Arizona, dos dias 24 a 26 de abril.

A próxima etapa pode ser a seletiva americana para o Mundial de Kazan-2015, na Rússia, disputada dos dias 6 a 10 de agosto em Irvine, na Califórnia.

O técnico de Phelps, Bob Bowman, já tinha adiantado no mês passado que o nadador cogitava voltar às competições, ressaltando que ele ficaria mais focado em revezamentos e distâncias mais curtas, como os 100 m borboleta ou 100 m livre.

Phelps não nada em eventos oficiais desde o dia 4 de agosto de 2012, quando conquistou em Londres sua 18ª e última medalha de ouro olímpica no revezamento 4x100 m medley.

"Vocês me querem em 2016"? Em maio de 2013, a televisão americana NBC chegou a anunciar que Phelps voltaria às piscinas com os Jogos do Rio-2016 na mira, mas o nadador sempre desconversou quando o assunto era abordado.

"Quem fala sobre isso são os outros. Eu não falei nada disso em público", afirmou o americano recentemente.

"Já encerrei minha carreira de atleta e adoro o que eu faço", acrescentou, explicando que dava palestras, participava de eventos dos seus patrocinadores e da sua fundação, além de ter tempo livre para jogar golfe, sua nova paixão.

Phelps já esteve no Rio em outubro de 2012 e tinha ficado encantado em seu encontro com crianças da comunidade Complexo do Alemão, que receberam uma aula de natação do maior nadador de todos os tempos.

"Foi a minha primeira visita ao Rio e, embora tenha sido curta, foi incrível", disse o americano na época.

Em dezembro de 2013, voltou ao Brasil, dessa vez em São Paulo, para participar do evento de um patrocinador junto com Pelé.

Na ocasião, ele tinha dado uma declaração que deixou alguns com a pulga atrás da orelha.

"Não sei o que vai acontecer em quatro anos. Estou gostando do que acontecendo, estou viajando muito. Tudo o que estou fazendo é treinar. Vamos ver o que acontece. Vocês me querem aqui em 2016? Sim? Vou manter isso em mente", tinha prometido o nadador.

Nos Jogos de Pequim-2008, o americano fez história ao se tornar o atleta com o maior número de medalhas de ouro conquistadas em uma única edição das Olimpíadas, faturando oito títulos, um a mais que seu compatriota Mark Spitz em Munique-1972.

Em 1992, o próprio Spitz tentou um retorno às competições para disputar a Olimpíada de Barcelona, mas acabou não conseguindo.

Ídolo de Phelps, o australiano Ian Thorpe, dono de cinco ouros olímpicos, também tentou um retorno de olho nos Jogos de Londres-2012, mas acabou sendo eliminado na seletiva do seu país.

Desde então sofreu problemas de depressão recentemente e foi internado em fevereiro depois de ter sido encontrado andando desorientado pelas ruas Sydney, sob efeito de medicamentos.

Na semana passada, esteve na UTI de um hospital de Sydney para tratar uma infecção no ombro e seu empresário informou que ele não poderá voltar a competir.

No entanto, nada parece impossível para Phelps, que Spitz considera "não apenas o maior nadador da história, mas o maior competidor que já existiu".

js-ol/chc/lg/dm