Topo

Barça quer espantar a crise em clássico pelo título da Copa do Rei

15/04/2014 17h24

MADRI, 15 Abr 2014 (AFP) - O Barcelona, que está eliminado da Liga dos Campeões e não depende mais de si para conquistar o Campeonato Espanhol, espera salvar sua temporada nesta quarta-feira em Mestalla na final da Copa do Rei, contra o arquirrival Real Madrid, em um clássico que promete ser explosivo.

Já os 'Merengues', que ainda têm chances de conquistar a 'tríplice coroa', também estão com um problema de peso, o atro português Cristiano Ronaldo, que está lesionado.

No início da semana passada, o Barça também estava vivo nas três competições, mas corre agora o risco de perder tudo em oito dias.

Na última quarta-feira, ficou fora da Champions ao perder por 1 a 0 no campo do Atlético de Madri, depois do empate em 1 a 1 da partida de ida das quartas de final, no Camp Nou.

No sábado, os catalães mergulharam de vez na crise com uma derrota inesperada por 1 a 0 para o modesto Granada, que luta contra o rebaixamento, e caíram para a terceira posição da Liga Espanhola, ficando a quatro pontos do líder Atlético e a um do Real.

Pressão sobre Martino A última vez que o Barça ficou uma temporada inteira sem conquistar títulos expressivos foi em 2007-2008, quando faturou apenas a Supercopa da Espanha.

Esta foi justamente a última temporada antes da chegada do técnico Josep Guardiola, que iniciou o período mais vitorioso da história do clube, com 14 troféus em quatro anos, inclusive duas Ligas dos Campeões. Nesta sequência de derrotas para Atlético e Granada, o time ficou dois jogos seguidos sem marcar gols, o que não acontecia justamente desde 2008.

O técnico argentino 'Tata' Martino sabe que, mesmo se conquistar a Copa do Rei, dificilmente permanecerá no cargo na próxima temporada. A imprensa espanhola já começou a especular sobre a chegarada do alemão Jurgen Klopp, do Borussia Dormtund.

Martino, porém, tem como trunfo seu ótimo retrospecto em clássicos contra o Real. Foram duas vitórias em dois jogos pelo Campeonato Espanhol.

A primeira foi por 2 a 1 no Camp Nou, em outubro, com grande atuação de Neymar, que marcou um gol e passe para outro.

A segunda foi em março, em pleno estádio Santiago Bernabéu. O triunfo emocionante por 4 a 3, em um dos jogos mais emocionantes do ano, foi a maior alegria dos torcedores catalães em uma temporada complicada, tanto dentro quanto fora das quatro linhas.

Em 2 de abril, dia seguinte do primeiro jogo contra o Atlético, o Barça foi proibido de contratar por um ano devido infrações relacionadas às transferências internacionais de 10 atletas menores de idade. O clube também se envolveu em polêmicas com acusações de irregularidades no contrato de Neymar.

Nas últimas partidas, o brasileiro chegou a chamar a responsabilidade para si, aproveitando a má fase do argentino Lionel Messi, mas mostrou problemas sérios de pontaria, desperdiçando várias chances claras de gol.

Martino também tem dores de cabeça no setor defensivo. Gerard Piqué, que ficou fora dos gramados nas últimas duas semanas por conta de uma lesão, é desfalque quase certo, e seu substituto, o jovem Marc Barta, também enfrenta problemas físicos.

Por isso o técnico pode ter que escalar o veterano Carles Puyol, de 36 anos, que praticamente não jogou nas últimas semanas e já anunciou que sairia do clube ao final da temporada por não ter o rendimento adequado por causa de problemas recorrentes no joelho.

Marcelo e CR7 fora O Real também terá desfalques de peso. Além de CR7, o técnico italiano Carlo Ancelotti também não poderá contar com o lateral brasileiro Marcelo, que assim como o português sofre dores musculares.

Sem o melhor jogador do mundo, os 'Merengues' sofreram na semana passada para se classificar para as semifinais da Liga dos Campeões, perdendo por 2 a 0 para o Borussia Dortmund na Alemanha e garantindo a vaga apenas por terem vencido por 3 a 0 na partida de ida.

No sábado, porém, Karim Benzema, Gareth Bale, Isco e Ángel di María mostraram que podem dar conta do recado, com boas atuações na goleada de 4 a 0 sobre o Almería.

Esta será a sexta vez que a Copa da Espanha será decidida num clássico entre Real e Barcelona. Nestas ocasiões, ambos venceram três vezes cada.

O último triunfo foi 'Merengue', por 1 a 0 com um gol marcado por CR7 na prorrogação. A partida foi disputada no estádio Mestella, que também será palco da final desta quarta-feira.

O Barça é o maior vencedor da competição, com 26 títulos, contra 32 do Athletic Bilbao e 'apenas' 18 do Real.



- Possíveis escalações:

Real Madrid: Casillas - Carvajal, Pepe, Ramos, Coentrao - Xabi Alonso, Modrid, Illarramendi o Isco - Bale, Di María, Benzema. DT: Carlo Ancelotti

Barcelona: Pinto - Alves, Mascherano, Bartra, Alba - Busquets, Xavi, Iniesta - Alexis o Cesc, Messi, Neymar. DT: Gerardo Matino

Árbitro: Antonio Miguel Mateu Lahoz.