Topo

Grêmio encara time do Papa na Argentina pelas oitavas da Libertadores

22/04/2014 14h57

BUENOS AIRES, 22 Abr 2014 (AFP) - O Grêmio, clube com melhor campanha dentre os representantes brasileiros na fase de grupos da Libertadores, inicia sua caminhada no mata-mata nesta quarta-feira em Buenos Aires contra o San Lorenzo, pela partida de ida das oitavas de final da competição.

Time de coração do Papa Francisco, o 'Ciclón' conseguiu uma classificação 'milagrosa' há duas semanas, ao eliminar o Botafogo, com vitória por 3 a 0 no estádio Nuevo Gasómetro.

Já o tricolor gaúcho mostrou que é capaz de conquistar ótimos resultados fora de casa, inclusive na Argentina. No dia 19 de março, arrancou o empate em 1 a 1 com o Newell?s Old Boys, no caldeirão do 'Coloso del Parque' de Rosario.

Invicto na competição, o Grêmio também conseguiu duas vitórias fora dos seus domínios, sobre o Nacional do Uruguai (1-0), em Montevidéu, e contra os colombianos do Atlético Nacional (2-0), em Medellín.

Com 14 pontos, o time comandado por Enderson Moreira avançou como líder da chave 6, considerada o 'Grupo da Morte', garantindo a segunda melhor campanha geral, ficando somente atrás do Vélez Sarsfield.

A equipe gaúcha desembarcou na capital argentina na noite de segunda-feira, depois de uma hora de atraso na decolagem.

Dono da melhor defesa da competição com apenas um gol sofrido em seis jogos, o Grêmio terá justamente desfalques importantes na retaguarda. Para piorar, o goleiro Marcelo Grohe também é dúvida para a partida.

Rhodolfo, autor do gol salvador no campo do Newell?s, está fora da partida por causa de uma lesão na coxa e o lateral esquerdo Wendell também está machucado. Geromel e Bressan disputam a posição de Rhodolfo para formar a dupla de zaga com Werley.

Para o lugar de Wendell, o substituto natural é o jovem Breno, de 19 anos, mas Enderson pode optar pela experiência do volante Léo Gago, de 31 anos, ao improvisá-lo na lateral.

"Meias que desequilibram" No último domingo, o Grêmio jogou com time misto e perdeu por 1 a 0 para o Atlético Paranaense na estreia do Brasileirão.

O técnico Edgardo Bauza também poupou vários titulares no sábado, no empate sem gols do San Lorenzo com o Newell?s.

Com o resultado, o 'Ciclón' ficou quatro pontos atrás dos líderes Gimnasia e River Plate a quatro rodadas do fim do torneio final, comprometendo suas chances de conquistar mais um título, depois de levantar o troféu do torneio inicial em dezembro.

Bauza é um velho conhecido do torcedor brasileiro, já que levou em 2008 a LDU ao título da Libertadores com vitória nos pênaltis sobre o Fluminense.

No San Lorenzo, o técnico encara muita pressão, já que o clube é o único entre os grandes da Argentina que nunca levantou o troféu continental.

O lateral Julio Buffarini admitiu que sua equipe enfrentará "um dos candidatos ao título".

"Será uma partida dura, como todas as que disputamos na Libertadores. O Grêmio tem jogadores muito rápidos e dinâmicos, principalmente seus meias, que desequilibram", disse o lateral, referindo-se aos jovens Dudu e Luan, grandes revelações da temporada.

A partida será disputada às 22h00, sob a direção de um trio de arbitragem chileno, com o juiz Enrique Ossés, auxiliado por Carlos Astroza e Sergio Román.

O jogo de volta está marcado para o dia 30 de abril na Arena Grêmio de Porto Alegre.



Possíveis escalações:

San Lorenzo: Sebastián Torrico - Julio Buffarini, Carlos Valdés, Santiago Gentiletti, Emmanuel Más - Héctor Villalba, Juan Mercier, Néstor Ortigoza, Ignacio Piatti - Angel Correa e Mauro Matos. T: Edgardo Bauza.

Gremio: Marcelo Grohe - Pará, Léo Gago ou Breno, Werley, Bressan ou Geromel - Edinho, Ramiro, Cristian Riveros, Luan ou Zé Roberto; Dudu e Hernán Barcos. T: Énderson Moreira.