Topo

Real vence Bayern no Bernabéu e leva vantagem rumo à final da Champions

23/04/2014 18h52

MADRI, 23 Abr 2014 (AFP) - Em duelo de "gigantes" com cara de final antecipada, o Real Madrid conseguiu anular o poder de fogo do atual campeão Bayern de Munique ao vencer em casa por 1 a 0 nesta quarta-feira, pela partida de ida das semifinais da Liga dos Campeões.

O gol da vitória "Merengue" foi marcado aos 18 minutos de jogo pelo atacante francês Karim Benzema, em contra-ataque letal puxado pelo astro português Cristiano Ronaldo, que voltou à equipe depois de três semanas fora dos gramados.

"Sabíamos que seria um jogo difícil, contra uma grande equipe, eles tiveram a posse e bola, mas jogamos muito bem taticamente, aproveitando nos contragolpes", declarou Benzema depois da partida.

A partida de volta está marcada para o dia 29 de abril na Allianz-Arena de Munique, e o Real pode garantir a vaga na decisão com um empate.

Já o Bayern precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar diretamente. Se devolver o placar de 1 a 0, o confronto irá para a prorrogação.

Por não ter sofrido gol em casa, os "Merengues" podem obrigar os bávaros a marcar três vezes, caso balancem as redes na Alemanha.

"Foi um bom resultado, viajaremos a Munique com boas chances de avançar à final. A partida foi muito complicada, contra uma equipe que tem jogadores de nível incrível, que gosta de dominar a posse de bola", comentou o zagueiro Sergio Ramos.

Esta foi a primeira derrota de Josep Guardiola no estádio Santiago Bernabéu como treinador. 'Pep' era invicto em sete partidas disputadas no campo 'Merengue' no comando do arquirrival Barcelona.

Bayern e Real são as equipes que mais se enfrentaram em competições europeias (21 vezes), e os bávaros continuam levando vantagem no confronto particular, com 11 vitórias, oito derrotas e quatro empates.

Apesar de enfrentar dois "carrascos", Guardiola e o Bayern, a torcida "Merengue" ressaltou o peso da tradição na entrada das duas equipes em campo.

Foi exibida uma grande faixa com a menção "Reis da Europa", lembrando que o clube espanhol é o mais vitorioso da história da competição, com nove títulos conquistados, contra cinco do clube alemão.



Pressão do Bayern no início Mesmo jogando fora de casa, o Bayern jogou no seu estilo característico, trocando passes rápidos e envolvendo o adversário. Durante os primeiros dez minutos de jogo, o Real praticamente não viu a cor da bola.

Os bávaros tiveram a primeira chance clara aos 13, quando Robben recebeu na área, girou bonito e emendou com um disparo que passou perto da trave de Casillas.

No minuto seguinte, o Bayern ameaçou novamente em cobrança de escanteio. Schweinsteiger subiu mais alto do que todo mundo e cabeceou em cima do goleiro "Merengue".

O Real apostava nos contra-ataques e aproveitou a primeira oportunidade que teve. Aos 18, Cristiano Ronaldo, que praticamente não tinha aparecido na partida, deu ótimo lançamento na esquerda para o compatriota Fábio Coentrão, que ganhou de Alaba na velocidade e cruzou na medida para Benzema completar para as redes.

O gol claramente abalou os bávaros, que continuaram monopolizando a posse de bola, mas sem conseguir levar perigo para a área adversária.

"No início, fomos um pouco tímidos, cometemos erros na saída de bola, mas o ritmo do Bayern caiu e começamos ter mais controle sobre o jogo", resumiu o técnico italiano do Real, Carlo Ancelotti.

CR7 perdeu uma chance inacreditável aos 26. O melhor jogador do mundo ficou na cara do gol ao receber cruzamento da esquerda de Benzema e tentou chutar de primeira. Acabou isolando a bola na arquibancada.

Aos 41, foi a vez de Di Maria desperdiçar uma oportunidade de ouro de fazer 2 a 0. O argentino recebeu livre na direita, perto da pequena área, mas chutou por cima do gol, para desespero de Cristiano, que reclamou com a falta de pontaria do companheiro.



'San Iker' salva o Real O Real retornou com tudo depois do intervalo, e Cristiano Ronaldo voltou a dar o ar da graça logo aos dois minutos do segundo tempo. O português aproveitou falha de Alaba na direita e chutou cruzado, obrigando Neuer a se esticar todo para fazer a defesa.

O Bayern tentou reagir aos 9 com Ribéry, que cruzou com perigo, mas Casillas afastou de soco. Robben também ameaçou três minutos depois com um chute de canhota da entrada da área, exigindo boa outra defesa do goleiro espanhol.

Os "Merengues" não abriram mão do ataque. Cristiano Ronaldo arriscou de fora da área aos 23, e Neuer mandou a bola para escanteio.

Os dois técnicos fizeram várias mudanças no meio da segunda etapa. Aos 27, Guardiola tirou Ribéry, que teve atuação apagada, e Schweinsteiger, para as entradas de Thomas Muller e Mario Gotze.

Já o Real perdeu uma estrela com a saída de CR7, mas ganhou outra com a entrada de Bale, enquanto o brasileiro naturalizado português Pepe, que sofreu lesão no ombro, deu lugar ao jovem zagueiro francês Raphel Varane.

"Fiquei um pouco apreensivo, porque era meu primeiro jogo depois de três semanas. Estava confiante, apesar de algumas pessoas tenham falado que não queriam que eu jogasse. Joguei e mostrei que estava bem. Me senti perfeitamente bem e não terei problemas nas próximas partidas", comentou o português.

Os substitutos do Bayern por pouco não fizeram a diferença. Aos 35, Muller fez boa jogada com Gotze e bateu rente à trave de Casillas.

Três minutos depois, o mesmo Gotze recebeu livre na entrada da área e encheu o pé, mas "San Iker" fez defesa milagrosa à queima-roupa, salvando mais uma vez o Real e segurando o ótimo resultado antes da partida de volta.