Topo

Galo perde na Colômbia com gol no fim e se complica na Libertadores

24/04/2014 00h57

MEDELL¯N, Colômbia, 24 Abr 2014 (AFP) - O Atlético Mineiro comprometeu suas chances de conquistar o bicampeonato na Libertadores ao perder por 1 a 0 para o Atlético Nacional, da Colômbia, nesta quarta-feira em Medellín, na partida de ida das oitavas de final da competição.

O goleiro Victor fez grandes defesas para tentar manter o Galo invicto no torneio, mas nada pôde fazer quando Cárdenas decidiu o jogo com um golaço de fora da área nos acréscimos.

Para reverter a situação, o Atlético precisa jogar muito melhor na partida de volta, marcada para o dia 1º de maio no Independência.

Ronaldinho Gaúcho e companhia terão que vencer por dois gols de diferença para garantir a classificação no tempo normal, e será obrigado a marcar pelo menos três vezes se o time colombiano balançar as redes em Belo Horizonte.

Caso o Galo devolver o placar de 1 a 0, o confronto irá para os pênaltis.

A equipe que se classificar para as quartas enfrentará o vencedor do confronto entre o The Strongest, da Bolívia, e o Defensor, do Uruguai. O clube boliviano abriu uma boa vantagem na semana passada ao vencer o primeiro jogo por 2 a 0 na altitude de La Paz.

Galo passa sufoco Empurrado por cerca de 45.000 torcedores apaixonados, o Nacional não demorou para impor seu ritmo, com muita velocidade e ótimas trocas de passe.

O Galo levou o primeiro susto aos 6, quando Duque chutou de primeira após receber cruzamento na área e mandou a bola perto do gol.

O time mineiro reagiu aos 14 com grande jogada de Ronaldinho. O meia deu um lindo giro para se livrar de um marcador e tocou com categoria para Fernandinho, que cruzou rasteiro, mas Jô não conseguiu alcançar a bola.

Aos 27, Victor se esticou todo para espalmar um longo cruzamento que ameaçava entrar diretamente no gol. Na sobra, Bocanegra cabeceou com perigo, mas o goleiro fez grande defesa para salvar o Galo.

São Victor fez outro milagre aos 32, quando Bocanegra tirou proveito de uma falha de marcação de Emerson Conceição e soltou uma bomba rasteira, mas o goleiro teve a mão firme para impedir a bola de entrar.

O jogo estava lá e cá e Jô perdeu uma chance inacreditável aos 40, quando apareceu na segunda trave para completar para as redes um chute de Tardelli, mas não conseguiu acertar o alvo.

O Nacional continuou pressionando depois do intervalo e teve outra chance clara aos 4 do segundo tempo, quando Valencia quase abriu o placar de letra, mas a bola foi desviada e saiu para a fora.

Aos 28, Farid Díaz também ficou de abrir o placar para o time 'verdolaga', mas Victor salvou novamente.

Nos minutos finais, o técnico Paulo Autori deu um novo ânimo ao time com as entradas de Guilherme e Marion.

As mudanças quase deram efeito aos 41, quando Guiherme tocou para Marion, que viu seu chute parar nas mãos de Armani.

Enquanto o jogo parecia se encaminhar para um empate sem gols, Cárdenas acabou com a invencibilidade do Galo com uma bomba de 30 metros. Vitória merecido para os colombianos, que poderiam ter saído de campo com vantagem se Victor não tivesse mantido o Atlético Mineiro vivo no confronto com mais uma grande atuação.