Topo

PSG ignora 'fair-play' com contratação milionária de David Luiz

David Luiz foi contratado pelo PSG mesmo após punição da Uefa ao time francês por falta de fair play financeiro - AFP PHOTO/ GERARD JULIEN
David Luiz foi contratado pelo PSG mesmo após punição da Uefa ao time francês por falta de fair play financeiro Imagem: AFP PHOTO/ GERARD JULIEN

Da AFP, em Paris

24/05/2014 15h34

O anúncio da contratação de David Luiz pelo Paris Saint-Germain por 50 milhões de euros (segundo a imprensa britânica) na sexta-feira aconteceu apenas uma semana depois do clube parisiense ser punido pela Uefa por descumprir as normas do 'fair-play' financeiro.

Esta nova transferência milionária mostra que as sanções não abalaram as ambições do PSG, que continua gastando sem preocupações no intuito de formar um time de craques, e coloca em dúvida a eficiência das medidas repressivas da entidade que rege o futebol europeu.

Esta contratação polêmica levanta vários questionamentos, três anos depois da compra do clube pelo fundo de investimento catariano QSI.



Porque o PSG contratou David Luiz?

Com este novo reforço, o clube conta com a zaga titular da seleção brasileira, a dupla formada por David Luiz e pelo capitão Thiago Silva, que está no clube desde 2012. Na última temporada, porém o carismático zagueiro de 27 anos exibiu sua vasta cabeleira no meio campo do Chelsea, sendo escalado como volante pelo técnico português José Mourinho, que preferia escalar os ingleses John Terry e Gary Cahill na zaga.

Com os também brasileiros Alex e Marquinhos, o PSG não tinha necessidade urgente de contratar um zagueiro. No ano passado, o clube já havia desembolsado 31 milhões de euros para tirar Marquinhos da Roma. Hoje com 20 anos, o jogador está na mira do Barcelona, que já tentou contratar David Luiz no passado.

Muito influente no clube parisiense, Thiago Silva pode ter tido um peso importante na decisão de contratar seu parceiro na zaga da seleção. "Com David Luiz e Oscar, o PSG seria muito mais forte", declarou o capitão recentemente em entrevista ao jornal francês Le Parisien.

Se o valor de 50 milhões de euros for confirmado, David Luiz se tornará o zagueiro mais caro da história, desbancando o inglês Rio Ferdinand, contratado por 45 milhões de euros pelo Manchester United junto ao Leeds em 2002.


Que sanções pesam sobre o PSG ?

Os valores envolvidos na contratação de David Luiz surpreendem, uma semana depois do clube ser multado em 60 milhões de euros por desrespeitar o 'fair-play' financeiro. Dos 60 milhões de euros de multa, 40 serão devolvidos se ambos "cumprirem as medidas operacionais e financeiras ditadas pela câmara de instrução da Instância de Controle Financeiro (ICFC)" da Uefa.

O clube também viu o número de jogadores inscritos na Liga dos Campeões limitado a 21, contra 25 normalmente.

Para respeitar as normas do "fair-play financeiro" da Uefa, os clubes europeus não podiam, durante as temporadas 2011-2012 e 2012-2013, ter gastos superiores a 45 milhões de euros a mais do que suas arrecadações, salvo algumas exceções.

"Isso não muda em nada o nosso projeto, a motivação do clube e dos jogadores. Respeitamos, aceitamos esta decisão. Mas nada nem ninguém poderá nos deter, sempre sonhamos mais alto", avisou o presidente do PSG, o catariano Nasser Al-Khela¯fi, em entrevista à AFP no dia seguinte do anúncio da punição.

As sanções também devem, em teoria "limitar de forma significativa" os gastos do clube na próxima janela de transferências. O clube precisa manter sua folha salarial no nível atual nas duas próximas temporadas.


Quais são as consequências reais da punição da Uefa?

Perguntado pela AFP sobre os esforços "significativos" pedidos ao PSG para respeitar o 'fair-play financeiro', Nasser Al-Khela¯fi não pareceu em nada preocupado. "Quero ser claro: terei todos os jogadores que eu quero".

A contratação de David Luiz confirma confirma que os dirigentes catarianos continuam sonhando alto, mas também pode ser o único reforço de peso dos parisienses para esta temporada. De olho no jovem belga Eden Hazard, outro jogador do Chelsea, ou no também brasileiro Daniel Alves, o clube dificilmente poderá contratá-los sem aumentar sua folha salarial.

O salário de David Luiz deve ser 'coberto' pelas saídas de Alex e do meia francês Jérémy Menez.

Se quiser buscar outros reforços, o PSG precisará vender alguns jogadores. Os argentinos Ezequiel Lavezzi e Javier Pastore já foram especulados para deixar o clube, o que daria mais espaço ao meia brasileiro Lucas.