Topo

Após Kroos, Real Madrid contrata colombiano James Rodríguez

22/07/2014 16h25

MADRI, 22 Jul 2014 (AFP) - O Real Madrid continua contratando reforços de peso. Após o alemão Toni Kroos, foi a vez do meia colombiano do Mônaco James Rodríguez, revelação e artilheiro da Copa do Mundo, assinar nesta terça-feira com o clube espanhol pelas próximas seis temporadas.

De acordo com os jornais espanhóis AS e Marca, o valor da transação seria de cerca de 80 milhões de euros. Caso seja confirmada, a transferência de James Rodríguez seria a quinta maior da história do futebol, perdendo apenas para os novos companheiros de Real Madrid Cristiano Ronaldo (94 milhões de euros) e Gareth Bale (86,2 milhões de euros) e para os rivais do Barcelona Neymar (86,2 milhões de euros) e Luis Suárez (81 milhões).

"O sonho já é REAL. Feliz em fazer parte do melhor clube do mundo", tuitou o jogador, que também agradeceu as mensagens de boas-vindas publicadas na rede social por Gareth Bale.

"O Mônaco não tinha intenção de ceder o jogador. Isso só aconteceu quando consideramos que a transferência seria benéfica para todas as partes envolvidas. O Mônaco se orgulha de ter realizado uma das transferências mais importantes da história do futebol", afirmou o clube em comunicado.

James Rodríguez, de 23 anos e autor de seis gols na Copa do Mundo, será apresentado ainda nesta terça-feira no estádio Santiago Bernabéu.

Depois do meia alemão Toni Kroos, comprado junto ao Bayern de Munique por 30 milhões de euros, James tornou-se o segundo grande reforço do Real Madrid para a próxima temporada.

O jogador "está em perfeito estado de saúde para começar a trabalhar", afirmou em um comunicado Carlos Diez, chefe do departamento médico do Real Madrid, após James ter sido submetido a exames numa clínica de Madrid.

"Estou muito feliz. Nós nos falamos mais tarde", declarou brevemente o colombiano aos jornalistas e aos torcedores que o esperavam na saída.

A ida de James ao Real Madrid transformou-se numa questão de Estado em seu país e o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, fez questão de parabenizar o jogador.

"Que orgulho @jamesrodriguez! Obrigado por ser um exemplo para os jovens da Colômbia, mostrando que com esforço e dedicação eles podem chegar muito longe", escreveu Santos no Twitter.

O meia colombiano, revelação do Mundial, conseguiu fazer os torcedores de seu país esquecerem a estrela Radamel Falcao, cortado antes da Copa por não ter se recuperado a tempo de uma cirurgia no joelho. As grandes atuações de James levaram os 'Cafeteros' às quartas de final, nas quais foram eliminados pelo Brasil (2-1).



'Ramess'

Habilidoso e rápido, James mostrou toda sua qualidade nas oitavas de final contra o Uruguai no Maracanã, onde acertou um lindo chute que foi eleito pela Fifa o gol mais bonito da Copa do Mundo. Naquele dia, o mundo aprendeu a pronunciar seu nome corretamente: "Ramess".

Aliados ao bom futebol, o sorriso fácil e os atributos físicos permitiram a James conquistar o planeta e fizeram dele o queridinho do torneio, principalmente do público feminino.

"Desde que o vimos no primeiro treino, sabíamos que James Rodríguez tinha algo de especial", elogiou o companheiro de seleção, o goleiro veterano Farid Mondragon, de 42 anos.

Na primeira temporada no Mônaco, James apresentou suas qualidades. Após um começo discreto, o meia assumiu a responsabilidade com a lesão do compatriota Falcao, em janeiro, mostrando todo seu talento e terminando o Campeonato Francês como líder em assistências, com 12, além de nove gols.

James iniciou a carreira no Envigado, clube formador do subúrbio de Medellín, antes de passar pelo Banfield argentino. Depois, foi para a Europa defender Porto e Mônaco.

Os belos lances de James Rodríguez empolgaram o técnico uruguaio Oscar Tabarez, que o comparou a Maradona e Messi, "por ser um desses jogadores que conseguem fazer coisas incríveis em campo porque são especiais".



bur-ib/gr/nip/bm/am/dm