Topo

Nacional perde para Defensor, mas vai à final da Libertadores

30/07/2014 00h03

MONTEVIDEU, 30 Jul 2014 (AFP) - O Nacional paraguaio se classificou pela primeira vez à final da Copa Libertadores, apesar da derrota por 1 a 0 desta terça-feira para o Defensor, do Uruguai, na partida de volta das semifinais disputada em Montevidéu, graças à vitória de 2 a 0 na ida.

Adrián Luna marcou aos 11 minutos do segundo tempo o gol da vitória do Defensor, que dominou a partida, mas a falta de pontaria e a sólida defesa paraguaia não permitiram aos 'Violetas' chegarem à decisão da competição continental.

Contando com o goleiro Ignacio Don em grande noite, o Nacional se tornou a segunda equipe paraguaia a alcançar uma final de Libertadores, depois do Olimpia, tricampeão do torneio e atual vice-campeão.

"Hoje fomos guerreiros dentro de campo e conseguimos o que queríamos. O Defensor é uma grande equipe e os uruguaios sempre têm garra. Eles pressionaram no segundo tempo, mas o sonho foi alcançado", analisou Don após a partida.

O Defensor saiu em busca do gol desde o início da partida, controlou a posse de bola e chegou com insistência ao ataque.

Apostando em cobranças de falta e escanteios alçados na área pelo brasileiro Felipe Gedoz, o ataque uruguaio levou perigou ao gol de Don, mas a bola parecia não achar o caminha das redes.

Aos 40 minutos do primeiro tempo, Gedoz encontrou o meia Giorgian De Arrascaeta, estrela do time na Libertadores, dentro da pequena área, mas o uruguaio errou a cabeçada e o goleiro paraguaio defendeu com segurança.

No segundo tempo, a equipe uruguaia manteve a pressão sobre o rival e, aos 11 minutos, Arrascaeta cruzou da direita rasteiro e Luna apareceu de cara para o gol para abrir o placar num leve desvio, devolvendo a esperança ao torcedor 'Violeta'.

Precisando de apenas mais um gol para levar a decisão da vaga na final da Libertadores para a prorrogação, o Defensor não relaxou.

Faltando 10 minutos para o fim da partida, Gedoz alçou outra bola na área, a zaga não conseguiu rebater e a bola sobrou limpa, debaixo do gol, para Ramon Arias finalizar. O lateral acabou mandando no travessão a chance do time local de chegar pela primeira vez à final do torneio continental.

Na final de 2014, o Nacional enfrentará o vencedor do duelo entre o argentino San Lorenzo e o Bolívar. A equipe de Buenos Aires goleou por 5 a 0 o conjunto boliviano na ida e a revanche será disputada nesta quarta-feira, na altitude de La Paz.