Topo

San Lorenzo perde para Bolívar, mas vai à final da Libertadores

31/07/2014 00h01

LA PAZ, 31 Jul 2014 (AFP) - O San Lorenzo da Argentina se classificou pela primeira vez à final da Copa Libertadores apesar da derrota por 1 a 0 para o Bolívar, nesta quarta-feira na partida de volta das semifinais disputada no estádio Hernando Siles, em La Paz.

O único gol da partida foi marcado por Gerardo Yecerote, nos acréscimos do jogo. Na partida de ida, na semana passada, o 'Cuervo' goleou por 5 a 0.

A equipe argentina, que tem como torcedor ilustre o papa Francisco, brigará pelo título mais importante do continente pela primeira vez, depois de três eliminações em semifinais em edições anteriores.

O Bolívar iniciou a partida com muito mais impeto e com a quase impossível missão de reverter a goleada de 5 a 0 sofrida em Buenos Aires. Contudo, a equipe local foi diminuindo o ritmo à medida que o tempo foi passando, enquanto os argentinos desperdiçaram várias oportunidades de marcar em contra-ataques.

O San Lorenzo decidirá a Libertadores contra o Nacional paraguaio, que eliminou o Defensor uruguaio na terça-feira (2-1 no placar agregado). A partida de ida da final está marcada para a próxima quarta-feira, em Assunção.

Aos 3 minutos de jogo, o colombiano Víctor Córdoba levou perigo ao gol argentino com um potente chute de longe. Logo em seguida, o espanhol Sánchez Capdevilla acertou o travessão do San Lorenzo.

O 'Cuervo', porém, não se amedrontou e começou a armar contra-golpes perigosos, aproveitando o fato do Bolívar ter adiantado suas linhas para marcar pressão. O atacante Nicolás Blandi obrigou o goleiro Rómel Quiñónez a fazer duas boas defesas no primeiro tempo.

Vendo que do outro lado havia uma equipe pronta para dar o bote e matar a partida, os locais diminuíram o ritmo e, apesar de dominar a posse de bola, não conseguiram criar grandes chances de gol.

O San Lorenzo jogou uma partida sólida taticamente e de muita entrega dos jogadores, mantendo a bola longe de sua área.

No fim, mesmo já sem esperanças de reverter a goleada de 5 a 0 sofrida na ida, o Bolívar achou um gol de honra nos acréscimos com Yecerote.

O atacante apareceu na área para, de voleio, colocar no fundo das redes um cruzamento vindo da esquerda.

Com a insignificante vitória, o Bolívar fechou sua melhor participação na história da Libertadores, já que pela primeira vez chegou às semifinais do torneio continental.