Topo

Caso Brandão: venezuelano foi suspenso 10 meses por agressão semelhante

20/08/2014 19h09

PARIS, 20 Ago 2014 (AFP) - A Comissão de Disciplina da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) deve abrir nesta quinta-feira uma investigação sobre a cabeçada que o brasileiro Brandão deu no compatriota Thiago Motta, sendo que já puniu com dez meses de suspensão um jogador venezuelano em caso semelhante.

Em outubro 2011, Gabriel Cichero, zagueiro da seleção venezuelana que defendia o Lens, agrediu um dirigente no vestiário depois de uma partida de segunda divisão. Por ironia do destino, tratava-se justamente de um cartola do Bastia, clube atual de Brandão.

Tanto ele quanto Thiago Motta tiveram o nariz fraturado, mas o dirigente foi atingido por um chute no rosto e não por uma cabeçada.

Para casos como esse, a LFP prevê penas de oito jogos a dois anos de suspensão. Cichero foi suspenso dez meses e nunca mais voltou a defender o Lens, que o emprestou ao Caracas e ao Nantes, outro clube da França.

A agressão de Brandão ocorreu no último sábado, depois da derrota por 2 a 0 do Bastia no campo do Paris Saint-Germain, e foi flagrada por câmeras de segurança dos estádio Parque dos Príncipes.

No vídeo, que foi exibido várias vezes pela televisão francesa, o brasileiro aparece no túnel que leva ao vestiário desferindo uma cabeçada em Thiago Motta antes de sair correndo.

Brandão tem um agravante em relação ao venezuelano: já foi condenado por "brutalidade" no passado, quando foi suspenso três jogos por ter acertado uma cotovelada em Yohan Cabaye, outro jogador do PSG, em março deste ano, quando defendia outro clube francês, o Saint-Etienne.

Como aconteceu com Cichero, o caso Brandão pode ter desdobramentos no penal.

O Ministério Público de Paris também abriu uma investigação preliminar e Thiago Motta, brasileiro naturalizado italiano, foi ouvido na terça-feira pela polícia parisiense. A investigação tenta avaliar se a agressão de Brandão foi um ato premeditado.

Julgado por um tribunal de Bastia, o venezuelano cumpriu cinco meses de liberdade condicional, foi proibido de entrar em estádios nos mesmos cinco meses e ainda teve que pagar uma multa de 10.000 euros.

Na quinta-feira, a LFP deve suspender Brandão de forma provisória, enquanto a investigação está em curso.

Se os trâmites legais forem cumpridos nos prazos habituais, a decisão final deverá ser conhecida a partida do dia 11 de setembro, depois do brasileiro ser ouvido pela entidade.