Topo

Liga Espanhola mantém forte sotaque sul-americano

20/08/2014 18h55

MADRI, 20 Ago 2014 (AFP) - Apesar da saída do chileno Alexis Sánchez para o Arsenal, o Campeonato Espanhol continua repleto de craques sul-americanos, com destaque para Luis Suárez formando um trio dos sonhos com Neymar e Messi Barcelona e James Rodríguez como nova estrela dos 'galáticos' do Real Madrid.



- Craques mantidos - O argentino Lionel Messi encara a nova temporada com o desejo de deixar para trás a desilusão do vice-campeonato na Copa do Mundo e as lesões que atrapalharam seu desempenho no ano passado.

Com 243 gols marcados no Campeonato Espanhol, 'La Pulga' não deve demorar para quebrar o recorde de Telmo Zarra, do Athletic Bilbao, que balançou as redes 251 vezes de 1940 a 1955.

No Barça, ele terá a companhia do compatriota Javier Mascherano, grande destaque dos 'Hermanos' na Copa.

Messi disputará sua segunda temporada ao lado de Neymar, que também precisa digerir uma Copa do Mundo muito amarga.

A seleção brasileira foi massacrada por 7 a 1 pela Alemanha nas semifinais, em partida que o atacante de 22 anos não disputou por ter fraturado uma vértebra ao ser atingido por uma joelhada do colombiano Zuñiga nas quartas de final.

Um mês depois da lesão, Neymar reestreou na última segunda-feira, na vitória por 6 a 0 sobre os mexicanos do León no Troféu Gamper.

O ex-santista mostrou-se em forma, anotando dois golaços, um por cobertura e outro de calcanhar, e dando passe para outro, marcado por Messi. Os dois craques mostraram um ótimo entrosamento, o que raramente acontecia na temporada passada.

Em baixa, o também brasileiro Daniel Alves deve deixar o Barça, imitando o chileno Alexis Sánchez.

Já o Atlético conseguiu manter sua ótima dupla de zaga sul-americana, formada pelo uruguaio Diego Godín e pelo brasileiro Miranda, convocado para a seleção na última terça-feira pelo técnico Dunga.

No Real, Marcelo deve reconquistar aos poucos a vaga de titular que perdeu para o português Fábio Coentrão por causa de lesões. O argentino Ángel Di María continua se destacando, com boas atuações em amistosos de pré-temporada a na Supercopa da Espanha, apesar de ser especulado para deixar o clube. Manchester United e Paris Saint-Germain são os destinos mais cotados.

- Caras novas - O responsável pela provável saída de Di María do Real é o colombiano James Rodríguez, artilheiro da última Copa do Mundo com seis gols marcados.

O meia foi contratado por mais de 80 milhões de euros junto ao Mônaco e terá que encontrar seu espaço no elenco 'Merengue', que já conta com jogadores talentosos no meio de campo e manteve seu ataque 'BBC' (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo).

O Barça fez uma aposta mais ousada, contratando por um valor semelhante o polêmico atacante uruguaio Luis Suárez, que só poderá fazer sua estreia em jogos oficiais em outubro por conta da suspensão que levou pela mordida no italiano Chiellini durante a Copa.

Quando 'Luisito' tiver condições de jogar, contudo, o trio com Neymar e Messi tem tudo para infernizar as defesas adversárias.

Três goleiros latino-americanos que brilharam na última Copa encontraram novos clubes na Espanha, o costa-riquenho Keylor Navas, que deve ameaçar a vaga de titular de Casillas no Real, o chileno Claudio Bravo (Barcelona) e o mexicano Guillermo Ochoa (Málaga).



- Promessas - O colombiano Carlos Bacca (Sevilla), o mexicano Carlos Vela (Real Sociedad) e seu compatriota Giovani Dos Santos (Villarreal) precisam se manter no melhor nível depois de ter se destacado na temporada passada.

De volta ao Barça depois de um empréstimo ao Celta de Vigo, o meia brasileiro Rafinha Alcântara (filho de Mazinho e irmão de Thiago, do Bayern de Munique, que defende a seleção espanhola) pode estourar nesta temporada se for usado como "falso 9" pelo novo técnico Luis Enrique.

O Valencia contratou outro hispano-brasileiro, o atacante Rodrigo, de 23 anos, que acaba de conquistar a tríplice coroa (Campeonato Português, Taça da Liga e Taça de Portugal) com o Benfica.