Topo

Real, Barça e Atlético voltam à guerra depois da corrida armamentista

20/08/2014 16h46

MADRI, 20 Ago 2014 (AFP) - Depois de gastar sem contar na janela de transferências, Real Madrid, Atlético e Barcelona iniciam neste fim de semana a luta pelo título espanhol com vários craques reforçando suas tropas.

Cada um dos três favoritos gastou mais de 100 milhões de euros na janela de transferências, sendo que o Barça, que passou em branco na temporada passada, foi o clube que mais colocou a mão no bolso (150 milhões).

Mesmo depois de conquistar 'La décima', o tão sonhado décimo título na Liga dos Campeões (com vitória por 4 a 1 sobre o Atlético na decisão) o Real continua reforçando seu elenco 'galático'.

O clube 'Merengue' trouxe três caras novas, escolhendo a dedo atletas que se destacaram na Copa do Mundo.

Foram mais de 80 milhões de euros para contratar o colombiano James Rodríguez, artilheiro da competição com seis gols marcados, e 25 milhões para Toni Kroos, peça fundamental do meio de campo da seleção alemã que conquistou o tetracampeonato no Brasil.

O Real também ganhou um novo goleiro, Keylor Navas, destaque da Costa Rica que surpreendeu a todos ao chegar às quartas de final da Copa, e ameaça a vaga de titular do veterano Iker Casillas.

"Acho que temos uma equipe melhor do que no ano passado, porque contratamos três jogadores que vão dar ainda mais muita qualidade à equipe", avisou o técnico italiano Carlo Ancelotti.

O Real ainda é recordista de títulos na Liga Espanhola (32), mas levou apenas três das últimas dez edições (2007, 2008 e 2012), deixando seis na mão do arquirrival Barça e o último ao vizinho 'colchonero'.

Para acabar com o jejum de dois anos, o técnico italiano Carlo Ancelotti deve continuar apostando no esquema em 4-3-3 com o trio 'BBC' (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo) que ganhou novos 'garçons' com a contratação de James e Kroos.

Barça em reconstrução O clube catalão precisa se reerguer, depois de passar sua primeira temporada sem conquistar títulos importantes, desde 2008, quando Josep Guardiola assumiu o comando da equipe.

Para esta nova temporada, técnico argentino Gerardo 'Tata' Martino deu lugar a um ex-jogador emblemático do clube, Luis Enrique, que foi ídolo do Barça de 1994 a 2004 e tem fama de 'durão'.

"Quero um jogo muito atraente e muito eficiente", avisou o novo treinador, que prometeu submeter os jogadores a treinos pesados, com muito trabalho coletivo.

Jogadores importantes da 'era Guardiola', como Victor Valdes, Carles Puyol ou Cesc Fábregas, deixaram o clube, que gastou nada menos de 81 milhões de euros para tirar o uruguaio Luis Suárez do Liverpool e ainda contratou os goleiros Claudio Bravo e Ter stegen, além do zagueiro Jérémy Mathieu.

Espera-se muito do trio ofensivo que 'Luisito' formará com Neymar e Lionel Messi, mas os torcedores terão que aguardar um pouco mais para ver o uruguaio em ação.

Suárez, artilheiro da última edição da Premier League com 31 gols marcados, está suspenso até outubro por ter mordido o italiano Chiellini durante a Copa do Mundo no Brasil.

Sua suspensão termina no dia 24 de outubro, justamente na véspera do clássico contra o Real Madrid, que pode marcar sua estreia em jogos oficiais.

Atlético aposta na quantidade Diante dos 'gigantes' Real e Barça, o Atlético inicia a defesa do seu título com a mesma base.

Diego Costa, Filipe Luís e Thiabaut Courtois foram para o Chelsea, mas o técnico argentino Diego Simeone manteve jogadores importantes, como a dupla de zaga formada por Miranda e Godín, além de Gabi e Koke, peças fundamentais do meio de campo.

Para suprir a ausência de Diego Costa, vendido por 35 mihões de euros ao Chelsea, o clube contratou por 22 milhões o croata Mario Mandzukic, vice-artilheiro da última edição da Bundesliga com o Bayern de Munique.

O elenco ainda ganhou mais criatividade com Antoine Griezmann, que brilhou nas últimas temporadas com a Real Sociedad e se destacou com a seleção francesa na Copa.

Os 'colchoneros' também apostaram em jovens promessas, como o mexicano Raúl Jímenez, de 23 anos.

"Com 95 milhões de euros, contratamos sete ou oito jogadores, enquanto o Real comprou apenas dois pelo mesmo valor. Dá para ver a diferença, certo?", ironizou Simeone.

Na última terça-feira, o Atlético, antes freguês histórico do Real, mostrou que ainda pode ser a pedra no sapato do primo rico, ao arrancar o empate em 1 a 1 no Bernabeu, na partida de ida da Supercopa. O título será decidido na sexta-feira, no Vicente Calderón, e as duas equipes farão sua estreia no Campeonato Espanhol na segunda-feira.

O Real enfrenta o Córdoba, o Atlético o Rayo Vallecano e o Barça terá pela frente o Elche no domingo.

Na sombra dos três favoritos, o Athletic Bilbao, quarto colocado na temporada passada, o Sevilla, atual campeão da Liga Europa, e o Valencia devem lutar pela quarta vaga na Liga dos Campeões.