Topo

Bellucci estreia contra francês no Aberto dos EUA; Djoko tem tabela difícil

Djokovic (f) pode ter Murray, Tsonga e Wawrinka em seu caminho nos EUA - Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Djokovic (f) pode ter Murray, Tsonga e Wawrinka em seu caminho nos EUA Imagem: Ronald Martinez/Getty Images/AFP

Da Reuters, em Nova York (EUA)

21/08/2014 16h24

O brasileiro Thomaz Bellucci, número 92 do mundo, fará sua estreia no Aberto dos EUA contra um adversário menos bem ranqueado, o francês Nicolas Mahut, 104ª colocado do ranking da ATP, de acordo com o sorteio realizado nesta quinta-feira (21).

Único tenista do Brasil garantido na chave principal masculina sem passar pelo qualifying, o paulistano, porém, não deve ter vida fácil contra o experiente francês de 32 anos. Mahut protagonizou um momento histórico em 2010, em Wimbledon, quando disputou o jogo mais longo da história, perdendo para o americano John Isner por 4-6, 6-3, 7-6, 6-7 e incríveis 70-68 no quinto set, depois de 11 horas e 5 minutos.

Se passar pelo francês, Bellucci deve ter uma 'pedreira' pela frente na segunda rodada, o suíço Stanislas Wawrinka, número quatro do mundo e atual campeão do Aberto da Austrália, que faz sua estreia contra o tcheco Jiri Vezely.

Já o número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic, não foi beneficiado pelo sorteio. 'Nole' não deve ter dificuldade na estreia, contra o argentino Diego Schwartzmann, 80º do ranking, mas as coisas podem se complicar nas oitavas de final, fase em que foi justamente eliminado nas últimas semanas, nos Masters 1000 de Toronto e de Cincinnati.

Os cruzamentos apontam como adversários mais prováveis Isner nas oitavas, o francês Jo-Wilfried Tsonga ou o escocês Andy Murray nas quartas, e Wawrinka na semi.

Federer beneficiado

Já o suíço Roger Federer, número três do mundo e segundo cabeça de chave na ausência do vice-líder do ranking Rafael Nadal, ganhou uma tabela, em tese, mais fácil.

O tenista de 33 anos, que conquistou no último domingo o 80º título da sua carreira em Cincinnati, iniciará sua campanha rumo ao hexa no Aberto dos EUA contra o australiano Marinko Matosevic, número 77 do mundo.

Nas oitavas, deve ter pela frente o italiano Fabio Fognini, 15º cabeça de chave, antes de encarar nas quartas o búlgaro Grigor Dimitrov (nº 7), que ganhou o apelido de 'Baby Federer' por ter um estilo de jogo parecido com o do suíço.

Na semi, o adversário mais bem ranqueado que ele pode enfrentar é justamente seu maior freguês, o espanhol David Ferrer (nº 4), que Federer derrotou pela 16ª vez em 16 confrontos na final do torneio de Cincinnati.