Topo

Atlético derrota Real e conquista Supercopa da Espanha

22/08/2014 21h08

MADRI, 23 Ago 2014 (AFP) - O Atlético derrotou o grande rival Real Madrid por 1 a 0 em casa nesta sexta-feira, três dias depois de empatar em 1 a 1 na partida de ida, e conquistou a Supercopa da Espanha, primeiro título nacional da nova temporada.

O gol do título colchonero foi marcado pelo croata Mario Mandzukic, logo aos 2 minutos de jogo, aproveitando bom passe do francês Antoine Griezmann.

Os dois rivais da capital espanhola, que na última temporada brigaram até nas últimas rodadas pelo título do Campeonato Espanhol -conquistado pelo Atlético- e decidiram a Liga dos Campeões -vitória do Real (4-1) -, voltaram a se enfrentar numa decisão de título, que acabou ficando com os 'Colchoneros'.

No ano passado, o Atlético também disputou a Supercopa espanhola, mas foi derrotado pelo Barcelona apenas no critério dos gols marcados fora de casa (Neymar marcou o gol do Barça no empate em 1 a 1 em Madri e as duas equipes ficaram no 0 a 0 no jogo de volta).

"Nós vivemos dia a dia e jogamos todos os torneios da mesma maneira, com a mesma intensidade e a mesma paixão. Esta noite vencemos, na outra não, mas sempre fomos competitivos e isso me orgulha", elogiou o técnico do Atlético, o argentino Diego Simeone.

"Esta partida coloca um fim na última temporada, na qual o Real Madrid conquistou três títulos. Quero agradecer este grupo por isso", lembrou o técnico italiano Carlo Ancelotti, após a derrota do Real.

A partida foi marcada por duas expulsões, uma para cada lado. o técnico Diego Simeone precisou assistir à partida das arquibancadas após ter dado um leve tapa num árbitro assistente, enquanto o meia croata Ivan Modric, do Real, recebeu o segundo cartão amarelo nos acréscimos do jogo.

Como de costume, o Atlético postou-se perfeitamente na defesa, não deixando espaços para o Real chegar ao gol de Moya.

O craque português Cristiano Ronaldo, que sentiu um incômodo na coxa na partida de ida, ficou no banco de reservas, mas entrou no lugar do alemão Toni Kroos na segunda etapa, quando o Real já perdia a partida, e não conseguiu fazer a diferença.

Quem entrou como titular no lugar de CR7 foi o colombiano James Rodríguez, autor do gol merengue no Bernabéu. O galês Gareth Bale e o francês Karim Benzeman completaram o trio ofensivo dos visitantes, mas não tiveram boa atuação.

Atlético superior No ataque, os dois reforços do Atlético para esta temporada, Mandzukic e Griezmann, aproveitaram a primeira chance da partida, logo aos 2 minutos de jogo, para tabelar na área adversaria e abrir o placar.

No Real, as primeiras chances foram de James, com um chute de fora da área, aos 24, e uma cabeçada, aos 36, antes de Bale finalizar colocado e quase empatar, aos 39.

Mesmo sem a presença de Simeone -expulso- no banco de reservas, o Atlético não perdeu a solidez tática e focou a marcação em Kroos, reforço milionário do Real que vinha desequilibrando neste início de temporada dos merengues.

Pouco acionado, o alemão acabou deixando o lugar para CR7 no intervalo.

No segundo tempo, a equipe local continuou bem postada e Raúl García quase ampliou com um chute cruzado que raspou a trave de Iker Casillas, aos 13 minutos.

Mesmo pior no jogo, o Real Madrid continuava a apenas um gol do empate e da prorrogação, mas, no último minuto, Sergio Ramos não aproveitou um bom cruzamento de Carvajal e mandou para fora as chances de título dos merengues.

As duas equipes não terão muito tempo para descansar. Na segunda-feira, o Atlético, atual campeão espanhol, volta a campo para defender o título contra o Rayo Vallecano. No mesmo dia, o Real recebe o Córdoba no Bernabéu.



am