Topo

Arsenal e Bayer garantem vaga na fase de grupos da Champions; Napoli fora

27/08/2014 20h05

MADRI, 27 Ago 2014 (AFP) - O Napoli foi derrotado de virada pelo Athletic Bilbao por 3 a 1, nesta quarta-feira na partida de volta da fase preliminar da Liga dos Campeões, e não disputará a fase de grupos da competição, que contará com Arsenal e Bayer Leverkusen.

No estádio San Mames, o eslovaco Marek Hamsík abriu o placar aos 2 minutos do segundo tempo para o Napoli, que já tinha se complicado ao empatar com o Athletic em 1 a 1 no San Paolo, na partida de ida.

Empurrados pela torcida, os espanhóis reagiram e viraram o confronto com dois gols de Aritz Aduriz, aos 16 e 24.

No segundo gol, Aduriz aproveitou uma falha do goleiro brasileiro Rafael, convocado pelo técnico Dunga para os amistosos da seleção contra Colômbia e Equador, em setembro.

O goleiro saiu mal do gol, após um lançamento longo do time local, se atrapalhou com o zagueiro Albiol e Aduriz apareceu para roubar a bola e virar o jogo.

Ibai Gómez, aos 29, selou a classificação do clube espanhol à fase de grupos da Liga dos Campeões.

"Estamos muito decepcionados. Sabíamos que seria uma partida difícil. Infelizmente, cometemos erros que não podem acontecer. São erros que não são normais nesse nível e, para avançar, não podiam acontecer", lamentou o técnico do Napoli, o espanhol Rafael Benítez.

Dois grandes favoritos se recuperaram das fracas atuações nas partidas de ida para continuar vivos na competição continental.

Arsenal e Bayer garantem vaga O Arsenal, que empatou sem gols com o Besiktas na Turquia na última quarta-feira, derrotou os turcos no Emirates Stadium na partida de volta graças ao gol solitário do chileno Alexis Sánchez, recém-contratado junto ao Barcelona, aos 45 minutos do primeiro tempo.

Já o Bayer Leverkusen goleou o FC Copenhague na Alemanha por 4 a 0, com gols de Son (2 minutos), Calhanoglu (7) e Kiessling (31 e 66), garantindo uma vaga na fase de grupos após suar para vencer os dinamarqueses por 3 a 2 fora de casa.

Quem também avançou na 'Champions' foi o Malmo FF, da Suécia, que derrotou em casa com autoridade o Salzburg por 3 a 0, depois de perder por 2 a 1 na partida de ida, na semana passada.

Os gols da equipe sueca foram marcados por Markus Rosenberg (aos 11 e 84 minutos) e Magnus Eriksson (19).

O Ludogorets, que fez duelo muito parelho com o Steua Bucareste, garantiu a vaga na fase de grupos da Liga dos Campeões com uma vitória histórica e emocionante.

Após a vitória dos romenos por 1 a 0 na ida, a equipe búlgara devolveu o placar nesta quarta-feira em casa, com um gol do atacante brasileiro Wanderson no último minuto da partida, o que levou o jogo à prorrogação.

Como o placar não mudou no tempo extra, a classificação foi definida nos pênaltis, e o heroí acabou sendo o zagueiro Cosmin Moti, que assumiu o gol do Ludogorets quando o goleiro Vladislav Stoyanov foi expulso e defendeu duas cobranças (6-5).





-- Resultados das partidas de volta da fase preliminar da Liga dos Campeões (resultado das partidas de ida entre parênteses).



Terça-feira:

Zenit São Petersburgo (RUS) - Standard Liège (BEL) 3-0 (1-0)

Porto (POR) - Lille (FRA) 2-0 (1-0)

Celtic Glasgow (SCO) - Maribor (SLO) 0-1 (1-1)

Apoel FC (CHP) - Aalborg (DIN) 4-0 (1-1)

BATE Borisov (BLR) - Slovan Bratislava (SVQ) 3-0 (1-1)



Quarta-feira:

Malm¶ (SUE) - Salzburg (AUT) 3-0 (1-2)

Ludogorets (BUL) - Steaua Bucareste (ROM) (1-0 6/5 nos pênaltis) (0-1)

Arsenal (ING) - Besiktas (TUR) 1-0 (0-0)

Bayer Leverkusen (ALE)- FC Copenhague (DIN)4-0 (3-2)

Athletic Bilbao (ESP) - Napoli (ITA) 3-1 (1-1).