Topo

Pesos pesados brilham e Brasil tem 3 chances de medalha do Mundial de Judô

30/08/2014 06h38

CHELYABINSK, Rússia, 30 Ago 2014 (AFP) - Num mundial preocupante para o judô brasileiro, com apenas duas medalhas conquistadas, a salvação pode vir dos pesos pesados, já que três atletas do país se classificaram neste sábado para as semifinais do último dia de competição individual, em Chelyabinsk, na Rússia.

No feminino, Maria Suelen Altheman, que ficou com a prata no ano passado, no Rio de Janeiro, irá em busca do ouro na categoria até 78 kg. Na semifinal, ela enfrentará a japonesa Megumi Hachimoto. Rochele Nunes, que lutava na mesma categoria, foi eliminada logo na estreia pela turca Gulsah Kocaturk.

No masculino, dois brasileiros ainda estão vivos na briga pelo título, Rafael Silva, o 'Baby', atual vice-campeão da categoria acima 100 kg, e o estreante David Moura. Os dois podem se enfrentar na final se venceram suas próximas lutas.

O problema é que o bicho-papão do judô atual, o francês Teddy Riner, que aos 25 anos busca seu sétimo título mundial na Rússia, também está firme e forte na competição, apesar de ter enfrentado problemas físicos nos últimos meses.

Na semifinal, Riner, que atropelou seus dois primeiros adversários em menos de um minuto, encara 'Baby' na revanche da decisão do ano passado.

Sexto colocado do ranking da categoria, David Moura também terá a oportunidade de dar o troco num rival que o derrotou no passado, o japonês Ryu Shichinohe, seu algoz na final do Grand Slam de Paris.

Na categoria acima de 100 kg, Luciano Corrêa (até 100 kg), campeão mundial no Rio de Janeiro em 2007 e medalhista de bronze em Cairo-2005, foi eliminado logo na segunda luta pelo tcheco Lukas Krpalek, número um do mundo.