Topo

Falcao García agita as últimas horas da janela de transferências

31/08/2014 12h40

PARIS, 31 Ago 2014 (AFP) - Os clubes europeus têm até segunda-feira para buscar novos reforços para esta temporada, nas últimas horas de uma janela de transferência bastante movimentada, com o colombiano Radamel Falcao García como protagonista da última grande novela do mercado.



ALEMANHA

O Bayern fez duas contratações de peso de última hora, ao tirar o zagueiro Marroquino Benatia da Roma e o volante espanhol Xabi Alonso (Real Madrid). O marfinense Salomon Kalou, ex-meia do Chelsea, deixou o Lille neste domingo para jogar no Hertha de Berlim.

A imprensa alemã também especula sobre uma possível volta do japonês Shinji Kagawa ao Borussia Dortmund. Peça fundamental do bicampeonato do Borussia na Bundesliga em 2011 e 2012, o meia de 25 anos nunca se firmou na Premier League.

O Hamburgo, que escapou por pouco do rebaixamento na temporada passada, está de olho no jovem americano Michael Green, formado nas categorias de base do Bayern.



INGLATERRA

O Manchester City trava uma queda de braço com o Real Madrid para contratar Falcao García, mas deve ter dificuldades para oferecer um valor mais alto do que os 'Merengues', já que a Uefa impôs um limite nos gastos do atual campeão inglês na janela de transferências por desrespeito à regras do 'fair play' financeiro.

Por isso, o espanhol Negredo, que nunca encontrou espaço no elenco de craques dos 'Citizens', pode ser vendido ao Valencia para dar lugar ao colombiano.

O Arsenal busca um substituto para o francês Giroud, que sofreu uma grave lesão no tornozelo e só deve voltar aos gramados no ano que vem. O atacante italiano Alessio Cerci, do Torino, está na mira dos 'Gunners'. O Chelsea, que já desembolsou 35 milhões de euros para contratar o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa junto ao Atlético de Madri, está de olho em outro atacante do 'Calcio', Mattia Destro, da Roma.

O Manchester United, que segue sem vencer em jogos oficiais sob o comando de Louis Van Gaal, confirmou no sábado a contratação de Daley Blind, homem de confiança do holandês na Copa do Mundo, que a 'Laranja Mecânica' terminou em terceiro lugar.



ESPANHA

Como em toda janela de transferências, os holofotes estão voltados para o Real Madrid, que embolsou 75 milhões de euros com a venda do argentino Angel Di María ao Manchester United. Muitos rumores apontam para a reformação da dupla colombiana do Mônaco Falcao-James Rodríguez (James foi contratado pelo Real por 85 milhões de euros depois da Copa).

A imprensa espanhola, porém, acha mais provável que os 'Merengues' optem por contratar um reserva de luxo para o trio ofensivo 'BBC' (Bale, Benzema e Cristiano Ronaldo), como Negredo ou o mexicano 'Chicharito' Hernández, do Manchester United.

Barrado no Manchester City, Negredo também está na mira do Valencia, que está muito ativo no mercado desde que foi comprado pelo empresário Peter Lim, de Cingapura. O colombiano Jackson Martínez, do Porto, é outra opção para o ataque do Valencia.

O Barcelona, que finalizou nesta semana a transferência do lateral brasileiro Douglas Pereira, do São Paulo, pode trazer outros reforços para seu elenco para antecipar futuras necessidades, já que foi proibido de contratar nas duas próximas janelas de transferência



FRANÇA

O caso Falcao é a grande novela do momento na França. O artilheiro colombiano está recuperado da grave lesão no joelho que o tirou da Copa do Mundo no Brasil, mas assistiu da arquibancada ao empate em 1 a 1 do Mônaco para o Lille.

A transferência do colombiano parecia certa quando usuários do Twitter publicaram fotos de uma tela de computador exibindo uma mensagem do atacante com a menção "sonho que virou realidade" em inglês e espanhol, além do hashtag "#HalaMadrid". Poucos minutos depois, no entanto, o colombiano negou ter postado aquele tuíte e denunciou uma "fotomontagem". Seu destino é uma incógnita.

O Real continua sendo o clube mais cotado para contratá-lo, mas o Manchester City, a Juventus e até o Valencia também estão na briga.

Já o Paris Saint-Germain deve vender o jovem meia Rabiot, de 19 anos, barrado por Lucas, Pastore e Lavezzi. A Roma e o Arsenal estão interessados.



ITÁLIA

A Série A italiana continua perdendo estrelas, com as saídas de Balotelli do Milan para o Liverpool e de Benatia para o Bayern de Munique. Os clubes não têm mais o poder financeiro necessário para competir com os 'gigantes' do futebol europeu.

A atual tricampeã italiana Juventus continua sonhando com Falcao, mas a 'Velha Senhora' deve ter dificuldade para oferecer um salário melhor do que o que colombiano já ganha no Mônaco. A maior prioridade da Juve, na verdade, é manter seus dois principais jogadores, o francês Pogba e o chileno Vidal, cobiçados por vários clubes europeus.

bur-stt/pgf/lg