Topo

Bayern e City medem forças no Grupo da Morte da 'Champions'

16/09/2014 15h44

MUNIQUE, Alemanha, 16 Set 2014 (AFP) - O reencontro entre Bayern de Munique e Manchester City promove nesta quarta-feira, na Allianz Arena, um choque entre dois campeões que ainda não conseguiram mostrar todo o potencial nesta temporada.

Como o capitão Phillip Lahm já sabe, "no Bayern, apenas a vitória conta", mas o 'Rekordmeister' não entrará em campo em condições ideais para o confronto com o atual campeão inglês, primeiro duelo de um 'Grupo da Morte' que conta ainda com Roma e CSKA Moscou.

Se ninguém parece esquecer a derrota sofrida no ano passado (3-2) na Allianz Arena, Guardiola fez questão de lembrar que o Bayern venceu o primeiro jogo, no Etihad Stadium (3-1).

Os dois times também caíram na mesma chave em 2011, e aconteceu o contrário: ambos venceram em casa, pelo mesmo placar de 2 a 0.

"Nós aprendemos o quanto esse adversário é forte, que se todo mundo não defender direito, teremos problemas", analisou na terça-feira o técnico catalão, elogiando a qualidade individual do elenco dos 'Citizens'.

"Temos que ter a capacidade de dominar a partida e, quando não tivermos a bola, correr, correr e correr", insistiu Guardiola, que vem sendo obrigado a improvisar por causa das lesões de jogadores importantes (Schweinsteiger, Martinez, Thiago Alcântara...) e as férias prolongadas dos campeões mundiais com a 'Mannschaft'.

Dominado na Supercopa da Alemanha pelo Borussia Dortmund (2-0), o Bayern continua invicto na Bundesliga após três rodadas, mas deixou escapar dois pontos contra o Schalke 04, sem conseguir mostrar a força ofensiva de temporadas passadas.

Para o duelo com o City, Guardiola comemora a perfeita adaptação de Xabi Alonso, que se tornou rapidamente o dono do meio-campo bávaro. Ao mesmo tempo, o técnico sofre com as baixas do zagueiro Holger Badstuber e do meia Franck Ribéry.

É preciso aguardar para saber se Guardiola decidirá montar a equipe com uma linha de três ou quatro defensores, com Lahm como lateral-direito, já que o recém-contratado Mehdi Benatia ainda não tem condições de jogo.



- "Nada a provar" -

Após chegar às oitavas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez na temporada passada, o Manchester City, que conta com um elenco de qualidade, espera ir mais longe na competição e terá um grande teste logo na estreia.

"O Bayern é a melhor equipe, mas nós temos caráter suficiente para vencer em qualquer lugar. Já mostramos isso contra o Arsenal (2-2 no sábado pela Premier League)", afirmou Manuel Pellegrini, que terá que assistir a partida das arquibancadas por ter sido suspenso após a expulsão contra o Barcelona, nas oitavas de final da temporada passada.

No confronto direto com equipe alemães, os 'Citizens' levam pequena desvantagem, mas terão a oportunidade de equilibrar o retrospecto (5 vitórias, 2 empates, 6 derrotas).

O técnico, porém, ainda não conseguiu acertar o time e, com o marfinense Yaya Touré ainda procurando a melhor forma, vem fazendo diversos testes em busca do onze ideal.

O brasileiro Fernando, contratado na última janela de transferência junto ao Porto por 15 milhões de euros, vem ganhando espaço e foi titular do meio-campo do City nos primeira rodadas no lugar do 'quase xará' Fernandinho, escalado novamente no último sábado, no empate em 2 a 2 com o Arsenal.

O City é apenas o quinto colocado da Premier League e já conta com cinco pontos de atraso para o líder Chelsea, com duas vitórias e um empate em quatro jogos.

"Não temos nada a provar na Europa, é preciso separar a 'Champions' do Campeonato Inglês. Estamos à altura do desafio", analisou o zagueiro belga Vincent Kompany, um dos titulares incontestável, ao lado do atacante argentino Sergio Agüero, autor de três gols em quatro jogos, e de Yaya Touré.



- Nasri sim, Ribéry não - Num duelo particular de recém-aposentados da seleção francesa com Nasri, Ribéry acabou sendo cortado para a partida desta quarta-feira em função da lesão no joelho que vem atrapalhando seu início de temporada, apesar de 'Francky' ter entrado no segundo tempo da partida contra o Stuttgart (2-0), no sábado, e marcado um gol.

"Franck foi ver o médico, que avisou que ele não poderia jogar. Isso é tudo que eu sei", declarou Guardiola, na terça-feira.

"Quando Franck não joga, é sempre porque ele está sofrendo. Não sei quando ele vai voltar", completou o técnico, que ainda tem esperança de poder contar com o holandês Arjen Robben.

Aos 27 anos, Nasri, que renovou seu contrato com o City até 2019, é um jogador importante no esquema de Pellegrini. O francês disputou cinco partidas como titular nesta temporada e só não começou jogando contra o Arsenal, no sábado, para ser poupado para o choque contra o Bayern.

Como os 'Skyblues', porém, Nasri ainda não mostrou todo o potencial nesta temporada e espera que, no duelo mais chamativo da primeira rodada da 'Champions', ele possa brilhar e fazer a diferença.

cd-sg/yk/am/lg