Topo

Borussia vence Arsenal e larga na frente no Grupo D da Champions

16/09/2014 18h03

DORTMUND, Alemanha, 16 Set 2014 (AFP) - No reencontro entre Borussia Dortmund e Arsenal, que mediram forças pela terceira vez em quatro anos na 'Champions', a equipe alemã levou a melhor, derrotando os 'Gunners' por 2 a 0 nesta terça-feira e largando na frente no Grupo D da competição continental.

Após pressionar muito e perder muitas chances, o Borussia abriu o placar com o italiano Ciro Immobile, que chutou cruzado após um rápido contra-ataque, aos 45 minutos do primeiro tempo.

O gabonês Pierre-Emerick Aubameyang selou a vitória alemã aos 3 minutos da segunda etapa, após receber ótimo lançamento de Kevin Grosskreutz.

Na outra partida do grupo, o Galatasaray recebeu em Istambul o Anderlecht, da Bélgica, e quase saiu derrotado, arrancando o empate 1 a 1 nos acréscimos.

Com os resultados, o Borussia largou na frente na briga por uma das duas vagas do Grupo D nas oitavas de final da Liga dos Campeões.

Borussia pressiona Na temporada passada, também na fase de grupos, o Arsenal viajou ao Ruhr e voltou para Londres com uma vitória de 1 a 0. Nesta terça, porém, os 'Gunners' não encontraram respostas para um Borussia que entrou em campo muito ligado, inflamado pela fanática torcida que lotou o Westfalenstadion.

O técnico Jurgen Klopp, vice-campeão da 'Champions' em 2012 com o Borussia, armou um time bem compacto e com ordens para marcar sem descanso a saída de bola do adversário.

Apesar dos desfalques (Hummels, Piszczek, Gundogan, Reus, Blaszczykowski...), o Borussia mostrou muita personalidade, comandado pelo meia Henrikh Mkhitaryan e pelos atacantes Aubameyang e Immobile.

Já o Arsenal não se encontrou na partida e, à exceção de alguns chutes de longe e cruzamentos na área, teve muita dificuldade para levar perigo ao gol de Roman Weidenfeller.

Sem poder contar com os os franceses Olivier Giroud e Mathieu Débuchy, lesionados, o técnico Arsène Wenger escalou Danny Welbeck na frente do ataque, ajudado por Alexis Sánchez e Mesut –zil.

–zil, comprado por 50 milhões de euros do Real Madrid para liderar o meio de campo dos 'Gunners' há um ano, teve atuação muito apagada e não conseguiu calar os críticos.

Desde o início do jogo, o Borussia pressionou a saída de bola londrina, impôs seu ritmo de jogo e criou várias chances de gol.

O primeiro a assustar o gol de Szczesny foi Mkhitaryan aos 13 minutos, com um chute cruzado. Aos 15, Immobile fez ótima jogada pela esquerda e cruzou na medida para Aubameyang finalizar. O chute do gabonês foi parar na arquibancada.

Aos 27, Aubameyang apareceu novamente na área inglesa para desviar um cruzamento de Durm. Szczesny fez grande defesa.

De tanto tentar, o Borussia acabou abrindo o placar no último minuto do primeiro tempo.

Immobile, contratado junto ao Torino para substituir o polônes Robert Lewandowski, que trocou o time do Ruhr pelo rival Bayern de Munique, recebeu no meio de campo e, depois de uma linda arrancada -com direito a uma bonita finta sobre Gibbs e Koscielny - chutou cruzado, sem chances para Szczesny.

Arsenal sem soluções No segundo tempo, o Arsenal continuou não encontrando espaço diante da forte marcação do Borussia, que frequentemente roubava a bola no meio e partia em velocidade em direção do gol londrino.

Logo aos 3 minutos, Grosskreutz recebeu no meio e lançou Aubameyang. O gabonês invadiu a área, tirou do goleiro do Arsenal e ampliou a vantagem alemã no placar.

Quem achava que a boa vantagem no placar faria o time alemão recuar, se enganou. Três minutos depois, Immobile quase fez seu segundo gol com um lindo voleio, obrigando Szczesny a fazer linda defesa.

Aos 12, Aubameyang, omnipresente no ataque do Borussia, apostou corrida com Koscielny pelo lado direito e chutou forte. A bola foi parar no travessão londrino.

Para tentar reagir, Wenger tirou –zil, Arteta e Ramsey, colocando Oxlade-Chamberlain, Podolski e Cazorla. Mas nada adiantava.

A melhor chance do Arsenal foi criada apenas aos 38 minutos, quando Welbeck recebeu na entrada da área, fez o pivô para cima de Sokratis, mas chutou para fora.

Apesar da derrota, o Arsenal ainda tem tudo para avançar às oitavas e tentará se recuperar no Grupo D da 'Champions' no dia 1º de outubro contra o Galatasaray, em Londres.

No mesmo dia, o Borussia que, mesmo com importantes desfalques, mostrou seu poder de fogo jogando em casa, visita o Anderlecht.