Topo

Estreia do Barça e grupo da morte agitam a rodada da Champions

16/09/2014 15h40

PARIS, 16 Set 2014 (AFP) - O segundo dia de competição da fase de grupos da Liga dos Campeões será marcado pela estreia de dois favoritos, o Barcelona e o Bayern de Munique, que recebem nesta quarta-feira adversários de poder financeiro bem diferente.

O Barça de Neymar e Messi não deve ter dificuldade para derrotar o modesto Apoel Nicósia, de Chipre, no Camp Nou.

Já os bávaros protagonizam o maior choque do dia, contra o atual campeão inglês Manchester City, seu primeiro adversário no 'grupo da morte', que também terá um duelo entre Roma e CSKA de Moscou.

- Grupo E: Bayern reencontra o City Bayern de Munique e o Manchester City caíram na mesma chave pela terceira vez em quatro anos. Em 2011, o duelo particular resultou em duas vitória em casa, pelo placar de 2 a 0. Em 2013, ocorreu exatamente o contrário, com os visitantes marcando três gols fora de casa (3-1 para o Bayern em Manchester e 3-2 para o City em Munique). A maior diferença, porém, foi que no ano passado, as duas equipes eram absolutas no grupo, enquanto em 2011, os 'Citizens' ficaram pelo caminho ao terminar apenas em terceiro lugar da chave, atrás do Bayern e do Napoli.

Desta vez, os dois voltam a integrar o 'grupo da morte', já que a Roma também é forte candidata à vaga e o CSKA de Moscou tem potencial para ser a pedra no sapado dos favoritos.

O Bayern de Pep Guardiola não poderá contar com o francês Franck Ribéry, que teve uma recaída após reestrear em grande estilo no sábado, ao marcar um gol na vitória por 2 a 0 sobre o Stuttgart.

Já os 'Citizens' estão no meio de uma semana complicada, já que vêm de em empate em 2 a 2 com Arsenal e encaram o Chelsea neste domingo, pela quinta rodada da Premier League.

Na outra partida da chave, a Roma vem embalada com 100% de aproveitamento nas duas primeira rodadas do Campeonato Italiano e é favorita em casa contra o CSKA de Vitinho e Mário Fernandes.

Leandro Castán deve ser titular do time italiano, assim como Maicon, que foi cortado da seleção brasileira por indisciplina há dez dias, mas teve boa atuação no último sábado, na vitória por 1 a 0 sobre o Empoli.



- Grupo F: Barça encara zebra cipriota Líder isolado do Campeonato Espanhol três vitórias em três jogos, o Barça tem tudo para brilhar na sua estreia pela Champions, com a parceria entre Neymar e Messi finalmente dando caldo. No sábado, o brasileiro saiu do banco e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 sobre o Athletic Bilbao, com duas assistências do argentino.

O Apoel Nicósia, no entanto, precisa ser encarado com cautela, já que surpreendeu a todos na temporada 2011-2012, quando passou pela fase de grupos como líder da sua chave deixando para trás o Porto, e eliminou o Lyon nas oitavas de final, antes de cair diante do Real Madrid nas quartas.

Outro favorito desse grupo F, o Paris Saint-Germain começa sua campanha fora de casa, diante do tradicional Ajax Amsterdã, que ostenta quatro títulos europeus, mas está muito longe do nível de outrora. Os parisienses buscam sua primeira vitória da temporada como visitantes, depois de três empates frustrantes no Campeonato Francês.

O técnico Laurent Blanc não poderá contar com a dupla titular da seleção brasileira na última Copa do Mundo, já que Thiago Silva e David Luiz estão fora da partida por conta de lesões no joelho. Titular de Dunga no amistoso contra o Equador (1-0), o jovem Marquinhos, de 20 anos, deve começar a partida ao lado do veterano francês Zoumana Camara, de 35 anos, que no sábado marcou o gol parisiense no empate em 1 a 1 com o Rennes.



- Grupo G: Chelsea no embalo de Diego Costa - O Chelsea é um dos clubes que mais impressionaram neste início de temporada na Europa, com quatro vitórias em quatro jogos na Premier League. O grande destaque dos 'Blues' é o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que anotou um 'hat trick' no sábado, na vitória por 4 a 2 sobre o Swansea, e se tornou no sábado o primeiro jogador da história a somar sete gols nas quatro primeira rodadas do Campeonato Inglês. Contratado por 35 milhões de euros junto ao Atlético de Madri, o sergipano deu a volta por cima depois de uma péssima Copa do Mundo no país natal, com a seleção espanhola, e se encaixou perfeitamente no esquema do técnico José Mourinho.

Além de Diego Costa, 'Mou' conta com outros quatro jogadores nascidos no Brasil, Willian, Oscar, Ramires e Filipe Luís, todos convocados por Dunga para os últimos amistosos da seleção.

Assim como o Manchester City, o Chelsea reencontra um 'velho amigo' alemão, o Schalke 04, que também enfrentou na fase de grupos da última edição. Na ocasião, o clube londrino tinha atropelado o adversário duas vezes pelo mesmo placar de 3 a 0.

Diante do favoritismo do Chelsea, o Sporting de Lisboa aparece como o rival direto do Schalke pela segunda vaga para as oitavas, e não tem direito ao erro diante do modesto Maribor, da Eslovênia.

- Grupo H: Porto em busca de redenção - Favorito de um grupo bastante equilibrado, o Porto quer estrear com pé direito diante do modesto BATE Borisov para não repetir o vexame do ano passado, quando foi eliminado logo na fase de grupos.

O time bielorrusso já mostrou que é capaz de lampejos, já que derrotou o Bayern de Munique por 3 a 1 em 2012. O BATE Borisov tem mais ritmo de jogo, já que seu campeonato nacional começou em março. Em 29 partidas, foi derrotado apenas duas vezes.

Já o Athletic Bilbao, que eliminou o Napoli na fase preliminar, encara a 'legião brasileira' do Shakhtar Donetsk na 'Catedral' de San Mames.

Depois da estreia no país basco, o Shakhtar não poderá mandar seus jogos no seu estádio, que foi bombardeado no conflito que assola o leste da Ucrânia, e mandará suas partidas em Lviv, no oeste do país.