Topo

Barça e Bayern estreiam com vitória suada na Champions, PSG e Chelsea tropeçam

17/09/2014 19h32

PARIS, 17 Set 2014 (AFP) - O Barcelona e o Bayern de Munique venceram por 1 a 0 seus duelos com Apoel Nicósia e Manchester City, nesta quarta-feira, pela primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto o Chelsea e Paris Saint-Germain estrearam com empates frustrantes.

As duas vitórias mais elásticas da noite foram de times que não fazem parte dos favoritos ao título, o Porto e a Roma, que aplicaram goleadas impiedosas no BATE Borisov (6-0) e no CSKA Moscou (5-1), respectivamente.

Dez dos 22 jogadores convocados por Dunga para os próximos amistosos da seleção brasileira (contra Argentina e Japão, em outubro) entraram em campo nesta quarta-feira, nos quatro cantos da Europa: David Luiz e Marquinhos (Paris Saint-Germain), Filipe Luís, Ramires, Willian e Oscar (Chelsea), Danilo (Porto )Mário Fernandes (CSKA Moscou Fernandinho (Manchester City) e Neymar (Barcelona).

Nove deles foram titulares e Oscar entrou no segundo tempo, no lugar de Ramires.

Principal novidade da convocação, o lateral direito Mário Fernandes viveu um verdadeiro pesadelo com toda a defesa do CSKA Moscou, que levou cinco gols em Roma.

Por ironia do destino, um dos gols do time italiano foi marcado por Maicon, titular da posição no primeiro amistoso depois da Copa do Mundo, contra a Colômbia (1-0), que acabou sendo cortado por indisciplina dois dias depois.

Mário Fernandes tem como concorrente Danilo, que passou uma noite muito mais agradável com o Porto, que massacrou o BATE Borisov no estádio do Dragão. O ex-lateral do Santos deu uma assistência, cruzando na medida para o colombiano Jackson Martínez anotar de cabeça o terceiro gol do time português.

Neymar e Messi apagados Titular pela primeira vez da temporada com o Barça, Neymar teve uma atuação apagada.

No Camp Nou, o zagueiro Gerard Piqué abriu o placar de cabeça aos 27 minutos de jogo, em cobrança de falta de Messi, que tampouco esteve numa noite inspirada.

Na outra partida válida pelo grupo F, o PSG, empatou em 1 a 1 com o Ajax, em Amsterdã.

O uruguaio Edinson Cavani abriu o placar aos 14 minutos de jogo, ao pegar a sobra de um chute do sueco Zlatan Ibrahimovic, que teve passagem marcante no Ajax, de 2001 a 2004.

Outros dois jogadores parisienses jogaram no clube holandês no passado, os laterais Maxwell e Gregory Van der Wiel.

Os anfitriões reagiram no segundo tempo e o dinamarquês Sch¶ne deixou tudo igual numa linda cobrança de falta aos 29 do segundo tempo.

Recuperado de lesão, David Luiz foi escalado como titular, formando a dupla de zaga com o jovem Marquinhos, convocado como ele para os amistosos da seleção.

Totti 'garçom' da Roma No 'grupo da morte', o E, o Bayern e a Roma largaram na frente. O time bávaro disputou um duelo muito parelho com o Manchester City, com quem cruza pela terceira vez em quatro anos na fase de grupos, e só garantiu a vitória aos 43 minutos do segundo tempo, com um gol do zagueiro Jerome Boateng.

Já a Roma voltou à competição em grande estilo depois de três anos de ausência.

O jovem argentino Juan Manuel Iturbe, recém-contratado por 22 milhões junto ao Verona, abriu o placar logo aos seis minutos de jogo ao receber um ótimo passe de Gervinho. Os papéis se inverteram quatro minutos depois, quando Iturbe cruzou na medida para o marfinense fazer 2 a 0.

Maicon anotou o terceiro aos 20. O lateral recebeu um passe de Totti pela direita, chutou sem ângulo e o goleiro Akinfeev engoliu um frangaço. Totti voltou a ser 'garçom' aos 30, quando lançou Gervinho na medida para fazer 4 a 0.

O quinto saiu logo aos 5 minutos da etapa final, marcado contra por Ignashevitch. Musa descontou para o time russo aos 37.

Depois da partida, houve confrontos entre torcedores e ao menos dois russos foram internados, com feridas de arma branca.

De acordo com o site do jornal La Gazzetta dello Sportm um deles levou facadas no peito e no braço, mas não corre risco de vida de acordo com as primeiras informações divulgadas pelo hospital Gemelli.

Hat trick de Brahimi No grupo G, o Chelsea voltou a tropeçar em casa na estreia, ao empatar em 1 a 1 com o Schalke 04 depois de perder por 2 a 1 para o Basel na temporada passada.

Autor de sete gols em quatro partidas na Premier League, o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa começou no banco, dando lugar ao veterano Didier Drogba.

O time londrino saiu na frente aos 11, com gol do espanhol Cesc Fábregas, que fuzilou o goleiro Fahrmann com um chute seco após receber um lindo passe do belga Eden Hazard.

O holandês Huntelaar deixou tudo igual aos 17 da etapa final, na conclusão de um contra-ataque puxado por Draxler após Fábregas perder a bola no campo de ataque.

Na outra partida da chave, o Sporting de Lisboa empatou em 1 a 1 no campo do modesto Maribor, na Eslovênia. O gol do time português foi marcado por Nani, que está de volta ao Leões do Sporting depois de sete temporadas no Manchester United.

No grupo H, o Porto confirmou o favoritismo ao atropelar o BATE Borisov por 6 a 0, com três gols de Yacine Brahimi, destaque da surpreendente seleção da Argélia que chegou às oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil.

Já o Athletic Bilbao empatou sem gols em casa, diante do Shakhtar Donetsk, que começou jogando com cinco brasileiros (Fernando, Alex Teixeira, Douglas Costa, Taison e Luis Adriano). Fred e Marlos ainda entraram no decorrer da partida, mas Bernard permaneceu no banco.

lg