Topo

Brandão pega 6 meses de gancho por cabeçada em Thiago Motta

18/09/2014 20h38

PARIS, 18 Set 2014 (AFP) - O atacante brasileiro Brandão, do Bastia, foi suspenso por seis meses pela Comissão Disciplinar da Liga Profissional de Futebol da França, nesta quinta-feira, por ter agredido seu compatriota Thiago Motta com uma cabeçada no vestiário do Parque dos Príncipes

O incidente ocorreu no dia 16 de agosto, depois da derrota por 2 a 0 do Bastia no campo do Paris Saint-Germain, e foi flagrado por câmeras de segurança do estádio. No vídeo, exibido várias vezes pela televisão francesa, o brasileiro de 34 anos aparece no túnel que leva ao vestiário dando uma cabeçada em Thiago Motta, antes de sair correndo.

Brasileiro naturalizado italiano, Thiago Motta teve o nariz fraturado, mas voltou a ser relacionado logo na rodada seguinte, seis dias depois, no empate sem gols com Evian, sem entrar em campo.

O atacante, que já havia sido suspenso de forma preventiva no dia 21 de agosto, só poderá voltar aos gramados no dia 21 de fevereiro de 2015, para a 26ª rodada do Campeonato Francês.

Antes disso, ele será julgado pela justiça comum num tribunal de Paris, no dia 3 de novembro, por violência voluntária e premeditada.



"Indesculpável" A audiência desta quinta-feira, na sede da Liga Profissional de Futebol da França (LFP), durou cerca duas horas. Brandão e Thiago Motta estavam presentes, mas nenhum dos dois jogadores falou com a imprensa na saída.

O presidente da Comissão Disciplinar da LFP, Sébastien Deneux, salientou que a agressão é "indesculpável e injustificável".

"A comissão levou em conta a violência do gesto. O fator determinante foi o fato do ato ter sido cometido depois da partida, 25 minutos depois da saída do jogador. É algo que não pode ser tolerado no futebol, dá uma imagem desastrosa do esporte", afirmou o dirigente.

O advogado de Brandão, Olivier Martin, justificou o gesto do cliente ao alegar que foi alvo de injúrias, inclusive de cunho racista.

"Hoje, conseguimos explicar os motivos que levaram Brandão a cometer este ato, as provocações das quais foi alvo da parte do outro jogador (Thiago Motta) e até da torcida, as condições psicológicas em que estava quando deixou o gramado", relatou o advogado.

"Tentamos mostrar à comissão que o gesto não foi premeditado. Foi apenas um reflexo ligado ao estado de tensão e frustração no qual ele se encontrava", afirmou.



Reincidente Martin afirmou que esperava uma pena mais branda, já que, segundo ele, o regulamento prevê uma suspensão de no máximo oito jogos quando a vítima não é impedida de trabalhar por mais de oito dias.

Desde a agressão, Brandão não treina mais com os demais jogadores do elenco do Bastia e especula-se que possa ser dispensado pelo clube da Córsega.

O brasileiro já foi punido por outro caso de violência em março deste ano, quando acabou suspenso por quatro jogos por ter acertado uma cotovelada no volante Yohan Cabaye, outro jogador do PSG.

O atacante também se envolveu numa polêmica extra-campo, quando foi acusado de estupro em 2011, mas acabou absolvido.

Por conta desta acusação, chegou a deixar a França em 2012, sendo emprestado pelo Olympique de Marselha ao Grêmio e ao Cruzeiro, mas não se destacou em nenhum dos dois clubes.

A carreira de Brandão na França não se resumiu, porém, apenas a polêmicas. O atacante conseguiu a façanha de se sagrar tricampeão da Copa da Liga com dois clubes diferentes: o Olympique, em 2010 e 2012; e o Saint-Etienne, em 2013.

kn-nip/dj/lg/lr