Topo

Cartolas terão de devolver relógios de luxo distribuídos pela CBF

18/09/2014 14h15

PARIS, 18 Set 2014 (AFP) - O painel de investigação do Comitê de Ética da Fifa deu nesta quinta-feira até o dia 24 de outubro para que dirigentes devolvam relógios de luxo distribuídos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) durante o Congresso da Federação Internacional, realizado em junho em São Paulo.

Os presentes considerados irregulares são relógios comemorativos da Copa do Mundo, da marca Parmigiani, um dos patrocinadores da CBF, que custam nada menos de 25.000 francos suíços (20.700 euros), e encontravam-se dentro de sacolas contendo outros objetos.

Os 'mimos' foram distribuídos a 28 membros do Comitê Executivo da Fifa, a representantes das 32 equipes que disputaram a Copa do Mundo no Brasil e a dez membros da Conmebol, informou a Fifa num comunicado.

De acordo com a entidade que rege o futebol mundial, nenhum dirigente deve aceitar a doação de "objetos que tenham mais do que um valor simbólico".

"A CBF não deveria ter distribuído esses relógios e aqueles que os receberam as sacolas com presentes deveriam ter verificado se esses objetos eram apropriados e devolver os relógios ou avisar a Câmara de Investigação", explicou a Fifa.

"A Câmara de investigação não tomará nenhuma ação contra os dirigentes que terão restituído ao Secretariado da Câmara de Investigação os relógios Parmigiani recebidos da parte da CBF até o dia 24 de outubro", completou a entidade.

A Fifa ainda informou que oss relógios devolvidos pelos dirigentes até 24 de outubro serão doados, a uma ONG que realize trabalhos sociais no Brasil.