Topo

Fernando Santos é o novo técnico de Portugal

23/09/2014 11h48

LISBOA, 23 Set 2014 (AFP) - Fernando Santos foi anunciado nesta terça-feira pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) como o técnico da seleção de Portugal, em substituição a Paulo Bento.

Santos, técnico da Grécia na Copa do Mundo do Brasil-2014, completará 60 anos em 10 de outubro.

Ele será apresentado oficialmente na quarta-feira, mas não poderá estar à beira do gramado por algum tempo, já que foi suspenso por oito jogos por reclamação durante o Mundial.

O novo treinador da seleção lusitana terá a difícil missão de levantar o moral da equipe, que se mostra cada vez mais dependente do craque Cristiano Ronaldo.

Sofrendo com uma lesão muscular na coxa e uma tendinite no joelho, o astro do Real Madrid não estava a 100% na Copa do Mundo do Brasil, quando Portugal foi eliminado logo primeira fase, com direito a goleada de 4 a 0 para a Alemanha na estreia.

A seleção tampouco pôde contar com CR7 no início da sua campanha pelas eliminatórias da Eurocopa-2016, quando perdeu de 1-0 em casa para a modesta Albânia, no dia 11 de setembro, uma derrota humilhante que custou seu cargo a Paulo Bento.

Fernando Santos era o candidato mais cotado para suceder Bento. Ele estava à frente da seleção grega, posto que assumiu em 2010 no lugar do alemão Otto Rehagel, que levou o país ao título inesperada da Eurocopa-2004, numa das maiores zebras da história do esporte. Na final, os gregos derrotaram justamente os anfitriões portugueses, treinados na época pelo brasileiro Luiz Felipe Scolari.

No Brasil, Santos levou a Grécia às oitavas de final da última Copa, enquanto todos acreditavam que sua equipe cairia logo na primeira fase, numa chave equilibrada com Costa do Marfim e Japão, atrás da favorita Colômbia.

A Grécia conseguiu a classificação para o mata-mata com um gol nos acréscimos na vitória por 2 a 1 sobre os marfinenses, mas acabou sendo eliminada nas oitavas pela Costa Rica, em duelo decidido apenas nos pênaltis.

Há dois anos, Santos também surpreendeu a todos ao classificar a Grécia para as quartas de final da Eurocopa-2012.

Fernando Santos também tem um currículo bastante expressivo como técnico de clubes, já que foi o primeiro da história ao treinar os três 'grandes' de Portugal (Porto, Benfica e Sporting).