Topo

PSG e Chelsea reagem em noite repleta de gols brasileiros na Champions

30/09/2014 18h27

PARIS, 30 Set 2014 (AFP) - O Paris Saint-Germain e o Chelsea se redimiram da estreia ruim na Liga dos Campeões ao vencer seus duelos com Barcelona e Sporting, nesta terça-feira, pela segunda rodada da fase de grupos.

Dos vinte gols marcados na noite, cinco foram brasileiros, um quarto do total, com destaque para David Luiz e Neymar, que deixaram sua marca no jogo mais espetacular da noite, a vitória por 3 a 2 do PSG sobre o Barça.

Grupo E: Bayern vence a segunda, City tropeça As duas partidas do 'Grupo da Morte' foram marcadas por pênaltis cometidos por laterais direitos brasileiros, Maicon e Mário Fernandes.

Novidade da convocação de Dunga para os amistosos de outubro, Mário Fernandes foi o 'vilão' da derrota por 1 a 0 do CSKA Moscou diante do Bayern de Munique. O jogador de 24 anos derrubou o 'xará' Mario Gotze por trás na área, o juiz marcou a penalidade máxima e Thomas Muller não perdoou. A Arena Khimki estava de portões fechados, devido à punição imposta ao clube mandante por um incidente ocorrido em dezembro do ano passado, quando torcedores da equipe russa exibiram faixas com inscrições racistas em uma partida da Champions.

Maicon, de 33 anos, vive um momento oposto ao de Mário Fernandes na seleção. Cortado por indisciplina no meio dos dois últimos amistosos, não deve mais usar a amarelinha. O lateral da Roma foi responsável pelo gol sofrido pela sua equipe, no empate em 1 a 1 com o Manchester City, ao puxar Aguero pelo braço aos cinco minutos de jogo. O próprio argentino foi para a cobrança e abriu o placar. O capitão Francesco Totti deixou tudo igual aos 23 e tornou-se aos 38 anos o jogador mais velho da história a balançar as redes na Champions.

Com os resultados da rodada, o Bayern, que manteve 100% de aproveitamento, se isolou na liderança com seis pontos, dois de vantagem sobre o clube italiano. O City ficou em terceiro com apenas um e o CSKA, que tem tudo para ser o saco de pancadas da chave, ainda não pontuou.



Grupo F: PSG acaba com invencibilidade do Barça No choque mais aguardado da rodada, o PSG quebrou vários tabus no Parque dos Príncipes. Se tornando a primeira equipe a vencer o Barcelona na temporada, marcando três gols numa defesa que ainda não tinha sido vazada.

Quem teve a honra de anotar o primeiro gol sofrido pelos catalães foi David Luiz, que balançou as redes pela primeira vez com a camisa do clube parisiense. O carismático zagueiro abriu o placar aos 10 minutos, em jogada 100% brasileira. Recebeu uma bola alçada na área por Lucas em cobrança de falta, dominou na frente de Mascherano e girou bonito para abrir o marcador. Na comemoração, correu até a arquibancada para ser abraçado pela torcida, que o via com desconfiança depois do fracasso da seleção brasileira na Copa do Mundo.

Messi deixou tudo igual dois minutos depois, em linda tabela com Iniesta, mas o 'baixinho' italiano Verrati fez 2 a 1 de cabeça para o PSG, em escanteio cobrado por Thiago Motta. Os parisienses ampliaram aos 10 minutos da etapa final com um gol de Matuidi, mas o Barça descontou em seguida com outra jogada protagonizada por brasileiros. Daniel Alves cruzou da direita e Neymar apareceu para bater de primeira, sem chances para Sirigu.

Também houve gol brasileiro na outra partida da chave. Gustavo Manduca garantiu o empate em 1 a 1 do Apoel Nicósia diante do Ajax aos 31 do primeiro tempo, três minutos após Larsen abrir o placar para os holandês.

O PSG, que empatou em 1 a 1 com os holandeses na estreia, assumiu a liderança, com 4 pontos, um à frente dos catalães. O Ajax ficou em terceiro com dois e o Apoel na lanterna com apenas um.



Grupo G: Chelsea vence na terra de Mourinho Depois do empate frustrante em 1 a 1 com o Schalke 04 na estreia, em Stamford Bridge, o Chelsea se redimiu ao derrotar o Sporting fora de casa. O único gol da partida foi marcado aos 34 minutos de jogo pelo sérvio Nemanja Matic, que retornava a Lisboa depois de três temporadas passadas com o outro time da capital portuguesa, o Benfica. O meia marcou de cabeça, após receber ótimo cruzamento de Fábregas. O jogo também teve um sabor especial para José Mourinho, que enfrentava o clube onde teve a primeira experiência como técnico, como intérprete e auxiliar do inglês Bobby Robson. O português escalou dois jogadores convocados por Dunga como titulares, Oscar e Filipe Luís, além de Diego Costa, naturalizado espanhol. Willian entrou no segundo tempo e Ramires permaneceu em Londres para se recuperar de uma lesão na virilha.

Com o triunfo, os 'Blues' assumiram a liderança com 4 pontos, dois de vantagem sobre o Schalke 04. O time alemão voltou a empatar em 1 a 1, mas desta vez o resultado foi péssimo, já que enfrentava em casa o modesto Maribor. Os eslovenos somam os mesmos dois pontos dos Azuis Reais e o time luso é lanterna com um.



Grupo H: Porto arranca empate na Ucrânia Sem poder jogar em Donetsk por causa do conflito no leste da Ucrânia, o Shakhtar jogou a mil quilômetros da sua sede, em Lviv. O técnico romeno Mircea Lucescu escalou seis brasileiros no time titular e dois balançaram as redes, mas não foi suficiente para garantir a vitória diante do Porto.

Alex Teixeira (ex-Vasco) abriu o placar aos 7 minutos segunda etapa e Luiz Adriano ampliou aos 40, após receber um ótimo cruzamento de Bernard, que acabava de entrar no lugar de Douglas Costa. A vitória ucraniana parecia certa, mas o colombiano Jackson Martínez jogou um enorme balde de água fria na Arena Lviv ao marcar dois gols nos últimos minutos. Emprestado pelo Barcelona ao Porto, Tello foi decisivo nas duas ocasiões. Aos 44, o jovem espanhol teve seu cruzamento desviado pela mão de Rakytskiy e o juiz marcou pênalti, convertido por Martínez. Três minutos depois último lance da partida Tello cruzou na medida para o colombiano arrancar o empate luso.

Com o resultado, o Porto se manteve na liderança com 4 pontos, um à frente do surpreendente BATE Borisov, que superou o Athletic Bilbao por 2 a 1 em Belarus. O Shakhtar ficou na terceira posição com dois e os bascos na lanterna com apenas um.

lg