Topo

Vitória e Goiás têm jogos complicados fora de casa na sul-americana

30/09/2014 16h53

MEDELL¯N, Colômbia, 30 Set 2014 (AFP) - Vitória e Goiás estreiam na noite de quarta-feira na fase internacional da Copa Sul-Americana, encarando fora de casa dois adversários difíceis na partida de ida das oitavas de final, Atlético Nacional, da Colômbia, e Emelec, do Equador, respectivamente.

Na fase preliminar, o time baiano eliminou outro time rubro-negro, o Sport, enquanto o Goiás surpreendeu o Fluminense.

Em Medelim, o Vitória enfrentará uma equipe que mostrou toda sua qualidade neste ano na Copa Libertadores, ao eliminar nas oitavas de final o Atlético Mineiro, campeão da edição anterior. Em busca de um título internacional desde a conquista da Libertadores em 1989, o alviverde colombiano é forte candidato ao título na Sul-Americana.

Já o time comandado por Ney Franco tentará esquecer a dura realidade do Brasileirão. A vitória por 2 a 1 no Ba-Vi, no dia 21 de setembro, chegou a dar moral à equipe. Mas as duas derrotas depois do clássico para Palmeiras e Atlético Mineiro, ambas por 2 a 0, mantiveram os baianos na zona de rebaixamento, em 18º lugar.

Priorizando claramente a permanência na elite, Ney Franco viajou à Colômbia com um time misto, com apenas três titulares habituais: Nino, Luiz Gustavo e Gatito Fernández.

Já no sábado, o Vitória tem um duelo crucial contra o Botafogo, adversário direto na luta contra a degola.

"Não podemos ser irresponsáveis. Vamos fazer duas partidas em casa no Brasileiro e temos que estar 100% fisicamente", justificou o Ney.

O técnico do time colombiano, Juan Carlos Osorio, alertou para o desgaste físico dos seus atletas, que disputaram quatro jogos nos últimos dez dias.

"Os organizadores dos torneios locais precisam levar em conta que é impossível submeter uma equipe que represente o futebol colombiano internacionalmente a uma maratona de partidas", reclamou o treinador.

Goiás busca inspiração na campanha de 2010 Já o Goiás também vem de duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro, diante de Botafogo (1 a 0) e do Santos (2 a 0), mas está em uma situação um pouco mais confortável que o rubro-negro baiano, ocupando a 13ª posição, com cinco pontos de vantagem sobre o Palmeiras, primeiro time da zona de rebaixamento.

O Emelec é um adversário, em teoria, mais fácil do que o Atlético Nacional, mas o time equatoriano fez uma boa campanha na fase preliminar, eliminando o Águilas Pereira, da Colômbia, e o River Plate, do Uruguai.

Na Libertadores, o time de Guayaquil ficou em último lugar na chave 7, perdendo as duas partidas que disputou diante do Flamengo, que também foi eliminado na fase de grupos.

"O Goiás será um adversário muito complicado, mesmo estando na parte de baixo da tabela no Brasileiro", avisou o técnico do Emelec, Gustavo Quinteros.

O time goiano sonha em conquistar o título inédito depois de bater na trave em 2010, quando foi vice-campeão ao perder para os argentinos do Independiente na decisão.



Prováveis escalações de Atlético Nacional e Vitória:



Atlético Nacional: Franco Armani - Daniel Bocanegra, Francisco Nájera, Óscar Murillo, Farid Díaz - Alejandro Brenal, Alexander Mejía, Sherman Cárdenas, Wilder Guisao - Santiago Tréllez, Jonathan Copete. T: Juan Carlos Osorio.

Vitória: Roberto Fernández - Nino, Ednei, Luiz Gustavo, Mansur - Wellison, Adriano, Luis Aguiar, Edno - Marquinhos y Willie. DT: Ney Franco.



Prováveis escalações de Emelec e Goiás:

Emelec: Esteban Dreer - Jorge Guagua, John Narváez, José Luis Quiñónez, Oscar Bagüí - Pedro Quiñónez, Osbaldo Lastra, Fernando Giménez, Angel Mena - Miller Bolaños e Marcos Mondaini. T: Gustavo Quinteros.

Goiás: Renan - Valmir Lucas, Felipe Macedo, Jackson, Leo Veloso - David, Thiago Mendes, Murilho Enrique, Esquerdinha - Erik e Tiago Real. T: Ricardo Drubscky.