Topo

Atlético e Arsenal reagem na Champions; Real sofre e Liverpool sai derrotado

01/10/2014 18h53

PARIS, 01 Out 2014 (AFP) - O Atlético de Madri e o Arsenal, que foram derrotados na estreia da Liga dos Campeões, se redimiram na frente das torcidas, ao derrotar a Juventus (1-0) e o Galatasaray (4-1), respectivamente.

O Real Madrid sofreu muito mais do que o esperado para derrotar o estreante Ludogorets de virada por 2 a 1. O time búlgaro saiu na frente com um gol do desconhecido Marcelinho, o único brasileiro a balançar as redes nesta quarta-feira. Na terça-feira, o quarto do total de gols marcados eram de atletas do país (5 sobre 20).

Na mesma chave do Real, a maior zebra da noite foi a derrota por 1 a 0 do Liverpool no campo do Basel.

Além dos 'Merengues', outros dois times mantiveram 100% de aproveitamento depois de duas rodadas da Champions, ambos da Alemanha: o Borussia Dortmund, que atropelou o Anderlecht por 3 a 0 nesta quarta-feira, e o Bayern de Munique, que superou o CSKA Moscou por 1 a 0 na terça.



Grupo A: Atlético bate Juve e embola chave No choque entre os dois favoritos da chave, ninguém esperava um jogo de muitos gols entre dois times conhecidos pela grande qualidade defensiva. O duelo foi truncado e o atual vice-campeão europeu acabou levando a melhor com um gol do turco Arda Turan, o primeiro sofrido pela Juventus na temporada. A defesa da 'Velha Senhora' era a última que ainda não tinha sido vazada entre os times que disputam os grandes campeonatos da Europa. O Barcelona levou seus três primeiros gols na terça-feira, na derrota por 3 a 2 para o Paris Saint-Germain.

A vitória foi crucial para os colchoneros, que perderam por 3 a 2 para o Olympiakos na estreia. O jogo foi marcado por um lance polêmico, que ganha mais relevância em função das controversas atuais sobre arbitragem no futebol brasileiro. O mesmo Turan cruzou da direita e a bola foi claramente parar na mão do uruguaio Martín Cáceres, que estava dentro da pequena área italiana. Brych considerou o lance involuntário e mandou o jogo seguir, o que dificilmente aconteceria no Brasil, onde qualquer toque de mão é marcado.

Com o resultado, as quatro equipes da chave estão empatadas com três pontos, já que o Malmoe, que foi derrotado pela Juve na estreia, surpreendeu o Olympiakos (2-0), com dois gols de Markus Rosenberg.



Grupo B: Real sua, Liverpool tropeça Autor de 20 gols em quatro partidas antes de entrar em campo no estádio Nacional de Sófia, o Real não esperava sofrer tanto para derrotar o modesto Ludogorest por 2 a 1. Estreante na competição, o time búlgaro, que foi fundado em 2011 jogava na segunda divisão ha quatro anos, deu um susto nos 'Merengues' ao sair na frente aos seis minutos de jogo, com direito a gol brasileiro.

Marcelinho, meia de 30 anos que teve passagens no São Caetano e no Bragantino, abriu o placar de cabeça, ao aproveitar falhas de posicionamento do goleiro Casillas e do lateral Arbeloa.

Cristiano Ronaldo, que precisava marca três gols para igualar o recorde de Raúl, só balançou as redes uma vez, e ainda se deu ao luxo de perder um pênalti, aos 10. O português teve outra chance aos 26 e não desperdiçou. O Real perdeu várias chances claras no início do segundo tempo, mas acabou fazendo a diferença com o desgaste dos búlgaros e as entradas de Kroos, James Rodríguez e Benzema, que começaram no banco. Benzema anotou o gol da virada aos 32, ao mandar para as redes um cruzamento do brasileiro Marcelo. Fora da última convocação de Dunga, o lateral teve uma boa atuação e mostrou que ainda pode ser útil á seleção brasileira.

Com 100% de aproveitamento, o Real soma seis pontos, três de vantagem sobre o Basel. Goleado por 5 a 1 pelo Real na estreia, o time suíço se redimiu em grande estilo diante da sua torcida ao superar o tradicional Liverpool por 1 a 0, com gol marcado pelo veterano Streller aos 7 minutos da etapa final. O atacante de 33 anos aproveitou uma bola mal afastada pela defesa dos 'Reds' em cobrança de falta.

O Basel está acostumando a aprontar para cima de times ingleses, já que venceu o Chelsea duas vezes na fase de grupos da última edição e eliminou o Manchester United em 2011.

O Liverpool também soma três pontos, e o Ludogorets ainda não pontuou apesar de ter se mostrado muito valente na competição.



Grupo C: Benfica de Júlio César segue zerado No primeiro jogo da noite, disputado três horas antes por causa do fuso horário, o Zenit ficou no 0 a 0 com o Monaco em São Petersburgo. As duas equipes somam 4 pontos e os russos seguem na liderança pelo critério do saldo de gols.

O atacante brasileiro Hulk, que chegou a ser dúvida por sentir dores musculares, foi o jogador mais perigoso do time russo, mas não conseguiu tirar o placar do zero.

Na outra partida da chave, o Bayer Leverkusen, que perdeu por 1 a 0 no campo do Monaco na estreia, se redimiu diante da sua torcida ao superar o Benfica 3 a 1, e ficou em terceiro com três pontos. Com Júlio César no gol, o time luso nada pôde fazer diante do poder ofensivo alemão e segue sem pontuar na competição.

O Bayer já vencia por 2 a 0 no intervalo, com gols de Kiessling e do sul-coreano Son, aos 25 e 34 minutos de jogo. O argentino Salvio descontou aos 16 da etapa final, mas Calhanoglu anotou o terceiro dos alemães de pênalti dois minutos depois, após o zagueiro brasileiro Jardel derrubar Kiessling na área.

Grupo D: Arsenal goleia, Borussia mantém 100% Derrotado por 2 a 0 em Dortmund na estreia, o Arsenal finalmente teve uma exibição digna do seu potencial, depois de um início de temporada decepcionante. No Emirates, os 'Gunners' atropelaram o Galarasaray por 4 a 1, com direito a três gols do jovem atacante Danny Welbeck, recém-contratado junto ao Manchester United. O chileno Alexis Sánchez também deixou sua marca e Burak Yilmaz descontou de pênalti para os turcos, após ele mesmo ser derrubado na área pelo goleiro Szczesny, que foi expulso.

O Arsenal ficou em segundo lugar da chave com três pontos, três atrás do Borussia Dortmund, que manteve 100% de aproveitamento ao atropelar o Anderlecht por 3 a 0 na Bélgica. Anderlecht e Galatasaray continuam com apenas um ponto na competição.

O primeiro gol do Borussia foi marcado logo aos 3 minutos de jogo por Ciro Immobile. Artilheiro da última edição do Campeonato Italiano com o Torino, o atacante já tinha balançado as redes na vitória sobre os 'Gunners'. Outro jogador contratado para compensar a saída do polonês Lewandowski para o Bayern de Munique colombiano Adrián Ramos entrou no início do segundo tempo anotou os outros dois gols da partida, aos 24 e 24.

lg