Topo

Vitória segura empate valioso na Colômbia; Goiás perde no Equador

02/10/2014 00h47

MONTEVIDEU, 02 Out 2014 (AFP) - O Vitória conseguiu um ótimo resultado na partida de ida das oitavas da Copa Sul-Americana, ao empatar em 2 a 2 com o Atlético Nacional, nesta quarta-feira, em Medellín, enquanto o Goiás foi derrotado por 1 a 0 pelo Emelec, em Guayaquil.

O time baiano ficou em situação mais favorável, mas as duas equipes têm boas chances de avançar para as quartas de final, já que decidirão o confronto em casa.

A derrota, contudo, teve sabor amargo para o time goiano, que resistiu quase até o fim, mas Emmanuel Herrera marcou o gol da vitória do Emelec de cabeça, em jogada confusa, aos 42 do segundo tempo.

Para garantir a vaga, os comandados do técnico Ricardo Drubscky precisam vencer por dois gols de diferença na partida de volta, marcada para o dia 15 de outubro, no estádio Serra Dourada.

Se devolver o placar de 1 a 0, o confronto será decidido nos pênaltis.

Caso avance, o Goiás terá pela frente do vencedor do confronto entre São Paulo e Hauchipato. O tricolor paulista saiu na frente na terça-feira, ao vencer o primeiro jogo por 1 a 0, no Morumbi.

O time goiano, que eliminou o Fluminense na fase preliminar, sonha em conquistar o título inédito depois de bater na trave em 2010, quando foi vice-campeão ao perder para os argentinos do Independiente na decisão.



Ednei, de herói a vilão O Vitória viajou à Colômbia com ambições bem mais moderadas, já que o técnico Ney Franco deixou claro que prioriza a luta contra o rebaixamento.

Ocupando a 18ª posição do Brasileirão, o time baiano viajou à Colômbia sem seus principais jogadores e escalou apenas dois titulares: o goleiro 'Gatito' Fernández e o zagueiro Luiz Gustavo. Ainda assim, deixou os problemas de lado para se superar no cenário internacional.

O time colombiano saiu na frente logo aos 3 minutos de jogo, com uma linda cobrança de falta de Bocanegra, mas Ednei deixou tudo igual de cabeça aos 41.

Ney Franco mexeu no intervalo, colocando William Henrique no lugar de Wellison, o jovem atacante de 22 anos mostrou que tem estrela e virou para o rubro-negro baiano os 3 da etapa final, na conclusão de um contra-ataque letal.

O triunfo fora de casa deixaria os baianos muito perto da classificação, mas Luis Carlos Ruiz empatou de pênalti aos 21, após o juiz apitar um toque de mão de Ednei na área em cobrança de escanteio.

O Vitória pode garantir a classificação com um empate sem gols na partida de volta, marcada para o dia 16 de outubro, no Barradão.

Os resultados desta quarta-feira abriram boa possibilidade para a realização de um clássico Ba-Vi nas quartas de final, já que mais cedo o Bahia ficou perto da vaga ao derrotar por 2 a 0 a Universidad Cesar Vallejo, do Peru, na Arena Fonte Nova.



Resultados das partidas de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana:

- Terça-feira -

Em São Paulo: São Paulo (BRA) - Huachipato (CHI) 1-0

- Quarta-feira -

Em Salvador: Bahia (BRA) - César Vallejo (PER) 2-0

Em Medellín: Atlético Nacional (COL) - Vitória (BRA) 2-2

Em Guayaquil: Emelec (EQU) - Goiás (BRA) 1-0.