Topo

Antes do confronto Roma-Bayern, Guardiola se diz impressionado com Totti

20/10/2014 19h22

ROMA, 20 Out 2014 (AFP) - O técnico do Bayern de Munique, o espanhol Josep Guardiola, mostrou-se impressionado com Francesco Totti, capitão da Roma aos 38 anos e ex-companheiro e adversário na Liga dos Campeões, nesta terça-feira em coletiva de imprensa.

'Pep' também fez questão de elogiar o trabalho do técnico francês Rudi Garcia, que, segundo o treinador catalão, promove um "futebol agradável".



-Como você se sente ao voltar à Itália (onde jogou entre 2001-2003)?

"É realmente um país extraordinário, ainda mais com Matteo Renzi (primeiro-ministro) no poder. Eu venho bastante à Itália, um país que amo de paixão. Eu fui muito feliz no Brescia e joguei pouco na Roma, numa época em que minha cabeça pensava, mas minhas pernas já não respondiam. Tenho também ótimas memórias de 'Carletto' Mazzone (seu técnico no Brescia), um treinador que me influenciou muito, que me ensinou muito no plano futebolístico e também como ser humano. Fico muito feliz de voltar a Roma, uma cidade que vive o futebol intensamente".



-Você acredita ter um parcela de responsabilidade na vitória da Alemanha na Copa do Mundo?

"Claro que não! O mérito é do técnico da Alemanha e dos jogadores. Joachim L¶w é muito bom, há dez anos eles trabalha assim. Eu só estava no país há sete, oito meses".



-Bundesliga não se tornou fácil demais para o Bayern?

"Vem assistir ao Campeonato Alemão, você vai ver como é difícil. Vai lá enfrentar o Borussia Moenchengladbach, o Bayer Leverkusen, eu te convido. O Bayern é que é muito forte. E estamos apenas em outubro, então não vejo uma vantagem enorme que nossos adversários não posso tirar. Estamos felizes porque estamos jogando melhor que no mesmo período do ano passado. Nosso jogo melhorou. É por isso que eu sou técnico, porque a cada dia podemos fazer melhor que no passado. O que me faz feliz é ver minha equipe melhorando a cada partida".



-Mas vencer por 6 a 0 o Werder Bremen depois de suar para ganhar por 1 a 0 duas vezes na Champions...

"Nas competições europeias, é sempre mais difícil, mais exigente, eu aprendi isso na minha pequena experiência na Liga dos Campeões. Os técnicos e jogadores são melhores, mais atléticos, se entregam mais, mas estamos prontos para o desafio. Amanhã (terça-feira), será muito complicado, não vamos enfrentar uma equipe pequena. A Roma tem jogadores como Totti, De Rossi, Pjanic, Gervinho, Iturbe, uma zaga central muito rápida...".



P: Você poderia falar do seu ex-companheiro de Roma Francesco Totti?

R: "Eu fico impressionado pela vontade de Totti. Com rios de dinheiro no banco, com tudo que ele já ganhou, o fato dele continuar jogando neste nível mostra o quanto ele ama o futebol. Totti encaixa perfeitamente no estilo de jogo de Garcia. A inspiração não vem se você não tiver a bola, e o estilo de jogo centrado no toque de bola é perfeito para Totti. Espero que ele tenha a coragem de continuar jogando por muito tempo e ficarei muito feliz de cruzar com ele, ele no campo e eu no banco".



P: O técnico da Roma, o francês Rudi Garcia, elogiou muito seu trabalho na coletiva de imprensa. O que você pode falar sobre ele?

R: "Não é fácil para um treinador sair de seu país e impôr suas ideias, e ele conseguiu. O estilo de jogo da Roma começa lá atrás, assim como a Juventus. Essas duas equipes mudaram o futebol italiano e é por isso que estão no topo. Eu assisti à partida contra o Chievo. A Roma está jogando um belo futebol. Como espectador, é muito agradável de se ver. Amanhã será um grande jogo".



Respostas colhidas em entrevista coletiva.