Topo

Técnico do Liverpool justifica má fase com a saída de Suárez

20/10/2014 20h42

MADRI, 20 Out 2014 (AFP) - O técnico do Liverpool, Brendan Rodgers, reconheceu nesta segunda-feira que a saída do uruguaio Luis Suárez é um dos principais fatores que explicam o início de temporada ruim dos 'Reds'.

Artilheiro da última temporada da Premier League com 31 gols marcados, o atacante de 27 anos foi fundamental na ótima campanha dos 'Reds', que quase conquistaram o primeiro título nacional em 24 anos e acabaram ficando com o vice-campeonato ao serem superados pelo Manchester City na reta final.

"Assinei um contrato de três anos com a meta de brigar pelo título nacional e quase conseguimos na segunda temporada", afirmou Rodgers em entrevista ao jornal espanhol AS.

O problema é que esta progressão natural foi freada de alguma forma depois daquela temporada, com a saída de Suárez a chegada de vários novos jogadores", justificou.

Em julho, Suárez foi vendido por mais de 80 milhões de euros aos Barcelona, mesmo podendo estrear apenas quatro meses depois, por conta da suspensão imposta pela Fifa pela mordida no italiano Chiellini na Copa do Mundo no Brasil.

O uruguaio será liberado para disputar sua primeira partida oficial com o time catalão na sexta-feira, justamente na véspera do primeiro clássico da temporada com o Real Madrid.

No seu lugar, o Liverpool, contratou o também polêmico italiano Mario Balotelli, longe de ser um substituto à altura.

Com o dinheiro da venda de Suárez, o clube inglês também reforçou outros setores, com a chegada do zagueiro Lovren e dos meias Ricky Lambert e Adam Lallana, todos contratados junto ao Southampton.

Os 'Reds' venceram apenas quatro das duas oito primeiras partidas na Premier League e ocupam a quinta posição, nove pontos atrás do líder Chelsea.

No último domingo, sofreu para vencer o lanterninha Queens Park Rangers por 3 a 2, com dois gols nos acréscimos, o primeiro marcado pelo brasileiro Philippe Coutinho.

Rodgers continua acreditando na sua capacidade de devolver ao Liverpool o brilho de outrora, mas não descartou trabalhar um dia na Espanha.

"Quem sabe consigo treinar um dia um time espanhol. Já estudei espanhol, falo um pouco, mas preciso melhorar. Mesmo assim, falo o suficiente para me comunicar com meus jogadores espanhóis (Suso, José Enrique, Alberto Moreno e Javier Manquillo)".

"Tenho apenas 41 anos e ainda tenho muito a conquistar com o Liverpool, com o qual espero ficar por vinte anos ou mais", completou.