Topo

Ligas europeias não querem Copa do Mundo-2022 no inverno

24/10/2014 15h56

PARIS, 24 Out 2014 (AFP) - O presidente do Sindicato das Ligas de Futebol Europeias Profissionais (EPFL), Frédéric Thiriez, declarou nesta sexta-feira que uma mudança nas datas da Copa do Mundo do Catar-2022, que passaria a ser disputada no inverno, prejudicaria as competições do continente.

"A EPFL considera que qualquer mudança no calendário da Copa do Mundo prejudicaria as competições nacionais e a economia das Ligas", explicou Thiriez, em comunicado divulgado ao fim da assembleia geral da entidade, nesta sexta-feira em Estocolmo.

A EPFL, que representa 31 Ligas (cerca de 1.000 clubes), considera que o Mundial-2022 "tem que ser jogado durante o verão, como previsto".

Tanto o presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter, como da Uefa, o francês Michel Platini, mostraram-se favoráveis à mudança das datas de disputa do Mundial-2022 para que fosse realizado no inverno, devido ao forte calor no Catar no verão (junho-setembro), quando as temperaturas podem chegar a 50°C.

"A mudança de data é a melhor solução. Não podemos jogar no verão. A melhor época para jogar seria o fim do ano", afirmou Blatter na segunda-feira, em entrevista a uma rádio francesa.

O dirigente suíço reconheceu os problemas que a mudança causaria ao calendário, como defende a EPFL. "Mas a Copa do Mundo é muito importante!", concluiu o suíço.