Topo

Santiago Bernabéu aguarda Luis Enrique, o inimigo favorito

24/10/2014 21h15

MADRI, 24 Out 2014 (AFP) - Sua volta ao Bernabéu se anuncia emocionante. Após deixar o Real e juntar-se ao Barcelona na época de jogador, o técnico dos catalães, Luis Enrique, é uma das figuras mais criticadas pela torcida merengue, que o receberá com uma sonora vaia no clássico de sábado.

O asturiano de 44 anos jogou cinco anos no Real (1991-1996), antes de assinar com o Barcelona, clube com o qual se identificou imediatamente e no qual atuou por oito temporadas (1996-2004), a maioria como capitão.

"Meu tempo em Madri não me traz boas lembranças", afirmou Luis Enrique, que nunca escondeu que a camisa do Barça lhe caiu melhor que a branca do Real.

Essas declarações, unidas às manifestações de 'barcelonismo' em suas visitas ao Bernabéu como jogador, com comemorações provocativas ao marcar gols, o colocaram na lista dos jogadores mais detestados pelos merengues, situação semelhante à vivida pelo português Luis Figo, que fez o caminho inverso.

Mas, ao contrário do que se pode pensar, essa pressão adicional não desestabilizava Luis Enrique. Na verdade, ele até gostava.

Foi assim num 'Clásico' de 2003 contra o Real Madrid de Ronaldo 'Fenômeno' e Zinédine Zidane. 'Lucho' marcou o gol de empate do Barcelona e, eufórico, deu a volta do Bernabéu mostrando a camisa do time catalão para os torcedores madrilenhos.

- Feliz com as vaias - "Esta partida coroou Luis Enrique como uma lenda do barcelonismo", escreveu no dia seguinte à partida o jornalista Santiago Segurola em sua coluna no jornal El País.

Em 2004, no Bernabéu, no último clássico da carreira de jogador, Luis Enrique foi reserva. Enquanto se aquecia ao lado do banco, o ex-volante era insultado o tempo todo. O Barcelona, comandado por Ronaldinho Gaúcho, venceu por 2 a 1.

Dez anos depois, em janeiro de 2014, e como treinador do Celta, Luis Enrique voltou ao campo do Santiago Bernabéu e levou outra vaia monumental, sinal de que nunca se esquece os grandes inimigos.

"Para um jogador do Barcelona, é sempre gratificante ser vaiado no estádio Santiago Bernabéu", disse Luis Enrique, um personagem diferente no mundo do futebol, de personalidade forte.

Nesta sexta-feira, em coletiva de imprensa na véspera do grande jogo, Luis Enrique insistiu: "Os clássicos precisam ser quentes, divertidos. Temos que dar espetáculo e que tudo seja decidido dentro de campo".

Após chegar ao comando do Barça com a missão de reconstruir o time depois de uma temporada 2013-14 sem títulos, Luis Enrique espera mais uma vez viver grandes emoções no Bernabéu, onde passou dos aplausos às vaias ensurdecedoras.