Topo

Neymar marca, mas Real vence Barça de virada na estreia de Suárez

25/10/2014 16h50

MADRI, 25 Out 2014 (AFP) - O uruguaio Luis Suárez fez boa estreia com o Barcelona, dando assistência para Neymar abrir o placar, mas não foi suficiente para conter o Real Madrid, que buscou a virada para vencer por 3 a 1 o primeiro clássico da temporada, neste sábado no Bernabéu.

Com o triunfo, os 'Merengues' encostaram a um ponto do líder catalão, que perdeu a invencibilidade no Campeonato Espanhol e não havia sofrido um gol sequer nas primeiras oito rodadas.

"Tivemos ideias muito claras. Dominamos a partida, não apenas com posse de bola, mas com ótimo aproveitamento nos contra-ataques", comemorou Sergio Ramos.

O Barça saiu na frente abriu o placar aos 4 minutos de jogo, com o nono gol de Neymar em 9 partidas na competição.

Cristiano Ronaldo empatou de pênalti aos 35 e disparou na artilharia, com 16 gols marcados.

O brasileiro naturalizado português Pepe fez 2 a 1 aos 5 do segundo tempo, em cobrança de escanteio de Toni Kroos, um dos melhores em campo no clássico, junto com o brasileiro Marcelo.

Benzema fez o terceiro aos 15, na conclusão de um contra-ataque letal puxado por Isco.

Na sua primeira partida oficial depois de cumprir quatro meses de suspensão pela mordida no italiano Chiellini, durante a Copa do Mundo no Brasil, Suárez permaneceu 69 minutos em campo e mostrou boa movimentação. Apesar da falta de ritmo de jogo, parecia bem entrosado com Neymar e Messi.

O argentino passou em branco, e perdeu a oportunidade de igualar a marca de Telmo Zarra, recordista de gols no Campeonato Espanhol com 251, um a mais que o craque do Barça.

A festa 'Merengue' começou do lado de fora do Bernabéu, com centenas de torcedores acompanhando a chegada dos ônibus dos jogadores. A torcida acolheu os jogadores em campo Mosaico com a Taça da Liga dos Campeões, que o clube conquistou pela décima vez na temporada passada, e a mensagem: "história que fizeram, a história para fazer".

Barça tem início arrasador O técnico Luis Enrique já tinha adiantado na sexta-feira que Suárez teria tempo de jogo no clássico, mas não se esperava que o uruguaio fosse ser titular.

Depois de longos quatro meses de espera para disputar jogos oficiais, o atacante não demorou para se destacar. Tocou sua primeira bola apenas com três minutos de bola rolando, mas deu logo uma assistência para o primeiro gol catalão, marcado por Neymar.

'Luisito' recebeu ótimo passe de Xavi na direita e deu uma linda virada de bola para o brasileiro, que chegou na esquerda. Neymar aproveitou o espaço, ajeitou para o meio para se livrar da marcação de Carvajal e Pepe e acertou um lindo chute colocado de direita.

O Real tentou reagir aos 9 e aos 11, em jogadas iniciadas na esquerda por Marcelo e Cristiano Ronaldo, mas Benzema não foi feliz nas finalizações.

As duas equipes estavam fiéis ao seu estilo característico, com o Barça trocando passes para colocar o adversário na roda e os 'Merengues' apostando num jogo mais direto, com muita velocidade nos contra-ataques.

Suárez voltou a se destacar aos 22, quando deu um cruzamento perfeito para Messi, que só precisava empurrar a bola para as redes, mas esbarrou na defesa de Casillas.

O novo trio de ataque catalão estava muito solto em campo. Neymar e Suárez jogavam mais abertos pelas pontas (o brasileiro na esquerda e o uruguaio na direita), mas ambos cortavam sempre para o meio. Já Messi atuava mais centralizado e voltava bastante para buscar o jogo.

O Barça estava melhor na partida, mas o Real conseguiu empatar aos 35, quando o árbitro marcou pênalti por um toque de mão de Piqué, que abriu o braço enquanto estava no chão para desviar um cruzamento de Marcelo. Cristiano Ronaldo foi para a cobrança e não perdoou, deslocando o goleiro chileno Bravo para deixar tudo igual no marcador.

James Rodríguez quase anotou o gol da virada 'Merengue' logo antes do intervalo, quando cabeceou para fora após receber um ótimo cruzamento de Marcelo. Ignorado por Dunga na convocação para os amistosos de novembro da seleção brasileira, o lateral esquerdo infernizou a defesa catalã.

Torcida 'Merengue' grita Olé O time da capital voltou com tudo para o segundo tempo e Pepe colocou o Real à frente logo aos 5, ao subir mais alto que todo mundo para cabecear para as redes, numa cobrança de escanteio certeira do alemão Toni Kroos.

O Barça tentou reagir logo em seguida com jogadas de classe do trio 'MSN' (Messi-Neymar-Suárez), que chegavam com facilidade à área 'Merengue' com toques rápidos de primeira, mas faltava precisão no último passe.

Foi justamente no momento de maior pressão catalã que o Real conseguiu ampliar, usando sua arma predileta, o contra-ataque. Aos 15, Iniesta tentou impedir que uma bola saia para a lateral, mas não viu a chegada de Isco, que o desarmou e arrancou pela esquerda.

A defesa do Barça estava totalmente desorganizada e o time da capital fez a diferença com uma incrível linha de passe. Isco rolou para Cristiano Ronaldo, que tocou de primeira para James, e o colombiano deixou Benzema na cara do gol. O francês apareceu livre pela direita, invadiu a área e chutou sem chances para Bravo.

Autor de uma boa partida, Suárez saiu aos 24, dando lugar a Pedro.

Cúmulo da humilhação para o Barcelona, rei da posse de bola, a torcida 'Merengue' começou a gritar "olé" em cada toque da sua equipe, que trocava passes com tranquilidade, diante de um rival desnorteado.

Os visitantes sofreram mais um baque aos 28, quando Iniesta saiu lesionado e foi substituído por Sergi Roberto.

Messi teve mais uma oportunidade de igualar o recorde de Zarra em cobrança de falta nos acréscimos, mas isolou a bola na arquibancada.

Três dias depois da vitória histórica por 3 a 0 sobre o Liverpool, em pleno Anfield, o Real encerrou sua semana decisiva com 100% de aproveitamento e mostrou que tem tudo para dar muitas alegrias à sua torcida nesta temporada.

mcd/dr/lg-mvv