Topo

Zidane é autorizado a treinar Real Madrid B até ser julgado por não ter diploma

31/10/2014 16h13

MADRI, 31 Out 2014 (AFP) - Zinedine Zidane, que chegou a ser suspenso por três meses por não possuir o diploma necessário para treinar o time B do Real Madrid, foi autorizado a se manter no comando da equipe à espera de uma decisão do Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) espanhol.

"O TAD concedeu a suspensão provisória da punição, o que permite aos treinadores do Real Madrid Castilla, Santiago Sanchez e Zinedine Zidane, exercer suas funções até que o recurso apresentado pelo Real Madrid contra a Federação Espanhola (RFEF) seja julgado", informou a entidade nesta sexta-feira.

O Real já havia apresentado um recurso diante do comitê de apelação da RFEF. Como foi rejeitado, levou o caso ao TAD.

Depois de ser auxiliar do italiano Carlo Ancelotti no time principal, 'Zizou', de 42 anos, assumiu no início da temporada o comando do Real Madrid Castilla, mas foi suspenso na segunda-feira por não possuir a licença de nível três, necessária para treinar uma equipe da Segunda B, a terceira divisão espanhola.

O carrasco do Brasil em Copas do Mundo fez seu curso na França, onde o processo é mais demorado. Ele possui apenas a licença Uefa A, que equivale ao nível 2, e ainda precisa validar horas de prática necessárias para obter o nível 3.

Além de Zidane, seu auxiliar, Santiago Sánchez - cujo nome aparece na súmula das partidas pelo fato de ele possuir os diplomas que faltam ao francês -, também foi suspenso por três meses.

O clube 'merengue' prometeu usar "todas as vias legais" para contestar a decisão da RFEF, e recebeu o apoio da Federação Francesa de Futebol (FFF), que alega que "o regulamento da Uefa autoriza treinadores em formação a exercer a profissão".