Topo

Monfils derrota Federer e empata final da Davis

21/11/2014 19h13

LILLE, França, 21 Nov 2014 (AFP) - O francês Gaël Monfils empatou o confronto (1-1) da final da Copa Davis com a Suíça, derrotando um Roger Federer fisicamente debilitado em três sets, 6-1, 6-4 e 6-3, nesta sexta-feira Villeneuve d'Ascq, na França, na segunda partida de simples.

Mais cedo, Stan Wawrinka colocou os suíços em vantagem ao derrotar Jo-Wilfred Tsonga em quatro sets, 6-1, 3-6, 6-3, 6-2.

Depois deste primeiro triunfo, a Suíça tinha grande oportunidade de se aproximar ainda mais do título da Copa Davis com Federer, número dois do mundo, contra Monfils, 19º da ATP.

A lenda viva do tênis, porém, não foi sombra do grande jogador que é e acabou dominado por Monfils, que voou em quadra.

Federer havia sido dúvida para jogar a Copa Davis durante toda a semana, depois de ter renunciado de disputar a final do ATP Finals contra Novak Djokovic, em função de dores nas costas.

Nesta semana, Federer treinou pela primeira vez na quarta-feira e vinha trabalhando duro para ter condições de jogo nesta sexta-feira, mas acabou não sendo páreo para Monfils.

Apesar de ter se movimentado bem, os golpes do suíço pareciam menos potente do que de costume.

"Minhas costas não doeram num golpe em particular. Acho que o pior foi a apreensão, quando você volta de lesão, principalmente nas costas. Preciso de tempo para não ficar pensando nisso", declarou o suíço após a partida.

Monfils, que nunca tinha derrotado Federer no saibro em quatro jogos, foi ganhando confiança graças ao apoio dos mais de 27.000 torcedores que lotaram o estádio Pierre-Mauroy em Villeneuve d'Ascq, perto de Lille, e jogou uma grande partida.

Wawrinka supera Tsonga no 1º duelo

No primeiro jogo, Tsonga sofreu a quinta derrota em 21 partidas de simples de Copa Davis, competição na qual costuma ser o porto seguro da equipe francesa.

Tsonga já havia perdido a primeira partida do duelo contra o alemão Peter Gojowczyk, nas quartas de final.

Wawrinka, mais sereno, voltou a mostrar o tênis que fez dele o campeão do Aberto da Austrália, no início da temporada e dominou o jogo, apesar de perder o segundo set.

Mais solto em quadra, 'Stan', número quatro do mundo, ditou o ritmo do jogo, foi mais ofensivo e subiu diversas vezes à rede com sucesso.

Preso no fundo da quadra e sofrendo com o próprio saque, Tsonga viu Wawrinka vencer o primeiro set em 26 minutos de jogo.

Sabendo que precisava reagir, o francês melhorou, ganhou ânimo com o apoio do público e viu Wawrinka cometer uma dupla falta no quarto game que custou o segundo set ao suíço.

A dinâmica do jogo se inverteu novamente no terceiro set. Tsonga voltou a sofrer com a precisão de Wawrinka, que ganhou os dois sets seguintes na base de sua bela esquerda, mortal nesta sexta-feira.

"Antes da partida, pensei que teria mais dificuldades porque me preparei pouco no saibro, diferente de Jo (Tsonga), que treinou como um louco. Mas mentalmente, eu estava pronto", comemorou Wawrinka após o o jogo.

"É uma pena. Stan melhorou muito esse ano, sabia que seria um jogo complicado. Quero muito me recuperar. Vamos ver o que acontece", lamentou por sua vez Tsonga, que cogitou a possibilidade de jogar a partida de duplas, neste sábado.

"Vou conversar com o técnico e com Gaël para ver o que é melhor para a equipe", completou.

Após o primeiro dia de confrontos, Suíça e França terminam empatados em 1 a 1 antes do duelo de duplas, que verá -salvo mudanças de última hora- os helvéticos Marco Chiudinelli e Michael Lammer enfrentarem os franceses Richard Gasquet e Julien Benneteau, no sábado.