Topo

Wawrinka vence Tsonga e coloca Suíça em vantagem na final da Davis

21/11/2014 14h49

LILLE, França, 21 Nov 2014 (AFP) - Stan Wawrinka conquistou o primeiro ponto da Suíça na final da Copa Davis contra a França, ao derrotar Jo-Wilfred Tsonga em quatro sets, 6-1, 3-6, 6-3, 6-2, nesta sexta-feira no estádio Pierre-Mauroy de Villeneuve d'Ascq, perto de Lille.

A segunda partida de simples desta sexta-feira será jogada entre o francês Gaël Monfils e o suíço Roger Federer, número 2 do mundo.

Tsonga sofreu a quinta derrota em 21 partidas de simples de Copa Davis, competição na qual costuma ser o porto seguro da equipe francesa.

Tsonga já havia perdido a primeira partida do duelo contra o alemão Peter Gojowczyk, nas quartas de final.

Diante de um público de 27.000 pessoas, o suíço, mais sereno, voltou a mostrar o tênis que fez dele o campeão do Aberto da Austrália, no início da temporada.

Mais solto em quadra, o Wawrinka, número quatro do mundo, ditou o ritmo do jogo, foi mais ofensivo e subiu diversas vezes à rede com sucesso.

Preso no fundo da quadra e sofrendo com o próprio saque, Tsonga viu Wawrinka vencer o primeiro set em 26 minutos de jogo.

Sabendo que precisava reagir, o francês melhorou, ganhou ânimo com o apoio do público e viu Wawrinka cometer uma dupla falta no quarto game que custou o segundo set ao suíço.

A dinâmica do jogo se inverteu novamente no terceiro set. Tsonga voltou a sofrer com a precisão de Wawrinka, que ganhou os dois sets seguintes na base de sua bela esquerda, mortal nesta sexta-feira.

Com a vitória de Wawrinka, as atenções se voltam agora para Roger Federer, que vem sofrendo com dores nas costas e foi dúvida a semana toda.

A lenda viva suíça enfrentará Gaël Monfils, que terá a missão de empatar a final da Copa Davis antes do confronto de duplas, no sábado.