Topo

Federer renasce nas duplas e Suíça fica a uma vitória do título na Davis

22/11/2014 18h46

LILLE, França, 22 Nov 2014 (AFP) - Irreconhecível na sexta-feira, Roger Federer voltou ao seu melhor nível neste sábado ao vencer ao lado de Stanislas Wawrinka o duelo de duplas com os franceses Richard Gasquet e Julien Benneteau, deixando a Suíça a uma vitória do título inédito da Copa Davis.

No estádio Pierre-Mauroy de Villeneuve D'Ascq, os suíços venceram por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 7-5 e 6-4.

A aposta de escalar Federer foi ousada. O número dois do mundo não está 100%, por ter sofrido uma lesão nas costas na semana passada, no ATP Finals, e foi atropelado por Gael Monfils (6-1, 6-4 e 6-3) na segunda partida de simples do confronto.

Na primeira, Wawrinka colocou a Suíça na frente, ao derrotar Jo-Wilfried Tsonga em quatro sets, por 6-1, 3-6, 6-3 e 6-2.

No domingo, Federer terá a oportunidade de garantir aos 33 anos o primeiro título suíço na competição, se vencer Tsonga, mas corre o risco de sofrer com o desgaste físico.

Se o veterano for derrotado, o confronto será decidido com o quinto jogo, que colocará Monfils e Wawrinka frente a frente.

A França não tem mais direito ao erro no saibro do estádio Pierre Mauroy, se quiser conquistar em casa sua décima "saladeira", como é conhecido o troféu da Copa Davis.



Federer aliviado Neste sábado, Federer, considerado o maior tenista de todos os tempos, pareceu renascer das cinzas.

Ao lado de um Wawrinka muito sólido, o recordista de títulos em Grand Slams (17) precisou de apenas 2h10 para despachar a dupla francesa.

"Disputar um jogo de duplas foi um verdadeiro teste para mim, porque temos que sacar e fazer voleios sem parar, jogar de forma muito explosiva. Estou aliviado, porque me senti muito bem. Não senti nenhuma dor hoje de manhã", comentou Federer depois da partida.

Na véspera, o veterano estava totalmente perdido em quadra, sem conseguir acompanhar o ritmo frenético de Monfils. Nas duplas, ele se redimiu, reformando a parceria vitoriosa que conquistou o ouro olímpico em 2008, nos Jogos de Pequim.

"Foi muito legal voltarmos a jogar juntos. A última partida de duplas que jogamos na Copa Davis não tinha sido tão boa. Sabemos que podemos ganhar dos melhores, quando jogamos bem", comemorou Wawrinka.

Gasquet e Benneteau também chegaram a subir ao pódio olímpico, em 2012, quando faturaram o bronze em Londres.

A dupla francesa mostrou, porém, certa falta de entrosamento, já que Benneteau disputa o circuito de duplas ao lado de d'Edouard Roger-Vasselin, com o qual disputou o ATP Finals na semana passada.

Os suíços dominaram toda a partida, e só levaram um susto no segundo set, quando tiveram de salvar cinco "break points".