Topo

Messi é o novo artilheiro absoluto do Campeonato Espanhol

22/11/2014 21h11

MADRI, 22 Nov 2014 (AFP) - O argentino Lionel Messi se tornou, neste sábado, o maior artilheiro da história do Campeonato Espanhol ao somar 253 gols, dois a mais do que Telmo Zarra, atacante do Athletic Bilbao nas décadas de 1940 e 1950.

O craque de 27 anos alcançou a marca ao balançar as redes três vezes na vitória por 5 a 1 sobre o Sevilla, pela 12ª rodada da competição.

Messi já tinha igualado outro recorde histórico há menos de três semanas, quando chegou aos mesmos 71 gols de Raúl na Liga dos Campeões. Na partida em 5 de novembro contra o Ajax, em Amsterdã, ele anotou dois na vitória por 2 a 0.

A busca pelo recorde de Zarra foi um pouco mais complicada do que o esperado na sua reta final, já que Messi encerrou um jejum de três partidas sem fazer gols.

O 251º saiu aos 21 minutos de jogo, em uma linda cobrança de falta, após ele mesmo ser derrubado na entrada da área.

O novo recorde foi estabelecido aos 27 do segundo tempo, quando o argentino completou para as redes um cruzamento de Neymar. O brasileiro também deixou sua marca na partida, ao anotar o segundo gol catalão pouco depois do intervalo. Rakitic marcou o terceiro aos 20.

Neymar foi novamente "garçom" de Messi aos 32, com uma linda tabela que resultou no terceiro gol do camisa 10 do Barça, o 253º da sua carreira.

Homenagem no Camp Nou "La Pulga" chegou a este total em 289 partidas, sendo que Zarra precisou de pouco mais de 270 para marcar 251.

"No que diz respeito ao número de gols, e gols de todos os tipos, podemos dizer com clareza que nunca houve um jogador igual. Tenho sorte de ser o técnico dele e de vê-lo todo dia nos treinos", elogiou o técnico Luis Enrique.

O primeiro gol de Messi no Campeonato Espanhol saiu no dia 1º de maio de 2005, quando encobriu o goleiro do Albacete.

"Quando marquei este gol, nunca pensei que iria bater algum recorde, e muito menos esse, do grande Telmo Zarra", comemorou o argentino, que foi carregado pelos companheiros quando alcançou a marca histórica.

O recorde chega em uma semana conturbada, na qual Messi deu a entender em entrevista ao jornal argentino "Olé" que poderia deixar o Barça no futuro.

Isso não impediu a torcida de mostrar muito carinho ao craque, que foi aplaudido de pé a cada gol desta noite histórica.

No final da partida, o clube exibiu no telão um vídeo com grandes momentos da carreira do argentino com a camisa catalã.

Os dois recordes quebrados recentemente por Messi devem ajudá-lo a deixar para trás uma temporada 2013-2014 complicada, na qual sofreu muitas lesões, foi acusado de fraude fiscal e amargou o vice-campeonato com a seleção argentina na Copa do Mundo.

O problema é que os três gols marcados neste sábado não terão efeito para a votação do prêmio Bola de Ouro, que se encerrou na última sexta-feira.

O argentino levou o troféu de melhor do mundo quatro vezes seguidas, de 2009 a 2012, mas foi desbancado no ano passado pelo seu grande rival, Cristiano Ronaldo, que é novamente o favorito para esta edição.

Poucas horas antes de Messi bater o recorde de Zarra, CR7 chegou à marca incrível de 20 gols em apenas 12 rodadas ao anotar duas vezes na vitória por 4 a 0 do Real Madrid sobre o Eibar.