Topo

Catar apresenta projeto de estádio climatizado para Copa de 2022

24/11/2014 21h20

RIADE, 24 Nov 2014 (AFP) - O comitê organizador da Copa do Mundo de 2022, no Catar, divulgou nesta segunda-feira a maquete do projeto de renovação do estádio Khalifa, o terceiro apresentado pelo país árabe, que será equipado com um sistema de climatização e terá capacidade para 40.000 torcedores.

A apresentação foi realizada em Riade, capital da Arábia Saudita, durante a Copa do Golfo.

O evento foi um marco da reconciliação dos dois países, que vinham mantendo relações tensas por conta de acusações da Arabia Saudita de que o Catar estava desestabilizando a região ao apoiar movimentos islamitas.

O secretário geral do Comitê Organizador, Hassan al-Thawadi, agradeceu o apoio dos sauditas na hora da candidatura polêmica para sediar a competição, e garantiu que o Catar estava "determinado para organizar um torneio histórico".

Construído em 1976, o estádio Khalifa, já foi renovado uma primeira vez em 2006, para receber os Jogos Asiáticos. A instalação será ampliada e modernizada para se adequar ao padrão Fifa.

O estádio e os campos de treinamento situados ao lado serão equipados com um sistema de climatização para amenizar os efeitos do calor, refrescando tanto os jogadores quanto os torcedores.

O Catar já havia anunciado projetos de outros dois estádios, um deles em Al-Wakrah, perto de Doha.

A Copa do Mundo de 2022 gera muita polêmica por conta de denúncias de corrupção no processo de escolha da sede, mas também por causa das altas temperaturas no Catar, que podem chegar a 50 graus nos meses de junho em julho, em que a competição costuma ser organizada.

Para 'driblar' este problema, a Fifa deu a entender várias vezes que pretendia levar a realização do torneio para o inverno, em novembro-dezembro ou janeiro-fevereiro, em que a temperatura é mais amena.

O Catar também precisa lidar com denúncias de trabalho escravo na construção dos estádios da Copa.