Topo

Chelsea e Shakhtar nas oitavas; City vence Bayern e sobrevive na Champions

25/11/2014 20h29

PARIS, 25 Nov 2014 (AFP) - O Chelsea e o Shakhtar Donetsk garantiram nesta quarta-feira vaga nas oitavas de final da Liga dos Campeões, numa noite marcada pela incrível virada do Manchester City sobre o Bayern e pelo recorde de Messi, que se tornou o maior artilheiro da história da competição.

Os 'Blues' de José Mourinho garantiram a classificação goleando o Schalke 04 na Alemanha por 5 a 0, com direito à grande atuação do brasileiro Willian, autor de um gol e dando assistência para o quarto, marcado por Drogba. Ramires também deixou o dele, fechando a conta de cabeça.

Já o Shakhtar passou de fase apesar de ser derrotado pelo Athletic Bilbao por 1 a 0, graças à vitória mais cedo do Porto sobre o Bate Borisov bielorrusso.

Na partida mais emocionante desta quarta-feira, o Manchester City, que vem penando na 'Champions', escapou da eliminação graças ao argentino Sergio Agüero, que precisou marcar os três gols dos 'Citizens', na virada sobre o Bayern de Munique (3-2), mantendo o clube inglês na briga pela segunda vaga do Grupo E.

Já no Grupo F, sem Neymar, poupado, o Barcelona meteu 4 a 0 no modesto Apoel Nicósia numa noite memorável de Messi, autor de três gols, e Suárez, que desencantou com a camisa catalã.

Com os três gols, Messi se tornou o maior artilheiro da história da Liga dos Campeões com 74 gols, superando Raúl (71), ídolo do arquirrival Real Madrid.



Grupo E: Agüero salva City Por muito pouco os 'Citizens' não deram mais um vexame, ficando perto da terceira eliminação em quatro anos na fase de grupos da Liga dos Campeões, mas os três gols de Sergio Agüero ajudaram o clube inglês a virar e vencer o Bayern por 3 a 2, em Manchester.

Faltando cinco minutos para o fim da partida, o atual campeão inglês perdia por 2 a 1, mas 'Kun' salvou o City de forma heroica ao buscar a virada com dois gols nos minutos finais, aproveitando duas bobeiras da zaga alemã para concluir com frieza, sem chances para Manuel Neuer.

O argentino abriu o placar aos 21, mas Xabi Alonso e Robert Lewandowski fizeram os dois do Bayern pouco antes do intervalo.

Com o resultado, o 'grupo da morte' ficou embolado. Atrás do líder Bayern, que lidera com 12 pontos e tem certeza de terminar em primeiro, as outras três equipes estão empatadas com os mesmos cinco pontos.

Mais cedo, a Roma deixou escapar uma grande oportunidade de encaminhar a classificação ao empatar em 1 a 1 com o CSKA Moscou na Rússia ao sofrer um gol no último lance da partida.

A próxima rodada promete ser emocionante, com a Roma recebendo o City em clima de decisão no estádio Olímpico e o CSKA com esperanças de deixar para trás os favoritos se derrotar o Bayern em Munique.



GRUPO F: Barça e PSG cumprem a lógica Já classificados para às oitavas de final da 'Champions', Barcelona e PSG entraram em campo nesta quarta-feira para encarar Apoel Nicósia e Ajax, respectivamente, e venceram sem maiores complicações.

Jogando no Parque dos Príncipes, o PSG abriu o placar no primeiro tempo com o uruguaio Edinson Cavani, viu o Ajax empatar com Klaassen, mas o sueco Zlatan Ibrahimovic e outro de Cavani garantiram a vitória dos franceses, que mantêm a liderança da chave com 13 pontos.

O Barcelona venceu os cipriotas por 4 a 0 num jogo sem sustos em que dominou de início ao fim, mesmo sem o craque brasileiro Neymar, poupado pelo técnico Luis Enrique, e continua na cola dos parisienses com 12 pontos.

Suárez e Messi tiveram noites memoráveis. O uruguaio marcou o primeiro gol oficial com a camisa do Barça, abrindo o placar da partida.

Já Messi marcou os outros três e chegou aos 74 gols na carreira na Liga dos Campeões, superando o recorde de Rául (71) para se tornar o maior artilheiro da história da competição continental.

De quebra, o argentino ainda se distanciou do grande rival, o português Cristiano Ronaldo, que tem 70 gols na 'Champions' e joga nesta quarta-feira contra o Ludogorets búlgaro.

A última rodada promete forte emoções: o Barça receberá no Camp Nou o PSG, numa verdadeira final que decidirá quem vai ficar com a primeira colocação da chave.



Grupo G: Chelsea vence e avança O Chelsea, que precisava apenas de um empate contra o Schalke 04 na Alemanha para garantir a vaga nas oitavas, venceu e convenceu nesta quarta-feira, fazendo 5 a 0 no Schalke, com direito à grande atuação do brasileiro Willian.

O veterano John Terry abriu o placar de cabeça logo no segundo minuto de jogo, Willian ampliou aos 29 e Jan Kirchhoff anotou contra o terceiro dos visitantes aos 44. Drogba e Ramires, que entraram no segundo tempo, fecharam a goleada aos 30 e aos 31.

Os 'Blues' de José Mourinho chegaram aos 11 pontos no Grupo G e não podem mais ser alcançados por Schalke (cinco pontos) e Sporting (sete pontos), que venceu por 3 a 1 o Maribor esloveno e abriu boa vantagem em relação aos alemães, numa partida paralisada durante 20 minutos por falta de luz.

Com esses resultados, os portugueses jogaram pelo empate na última rodada para ficar com a segunda vaga da chave, mas terão vida mais dura que o Schalke, já que visitam o Chelsea em Stamford Bridge, enquanto o clube do Ruhr pega o modesto Maribor fora de casa precisando desesperadamente da vitória.



Grupo H: Shakhtar perde, mas vai às oitavas Após golear o Bate Borisov duas vezes nas últimas duas rodadas (7-0, 5-0), o Shakhtar e sua legião brasileira não conseguiram repetir a façanha, sendo derrotados pelo até então lanterna Athletic Bilbao por 1 a 0, gol de San José.

O clube ucraniano, porém, entrou em campo já classificado para as oitavas de final, graças à vitória do líder e primeiro colocado Porto, que venceu o Bate por 3 a 0.

Em Belarus, os três gols do Porto saíram no segundo tempo, com o mexicano Hector Herrera, o colombiano Jackson Martínez e o jovem espanhol Cristian Tello, emprestado pelo Barcelona.

O volante brasileiro Casemiro foi titular do clube português e teve boa atuação, dando o passe para Herrera abrir o placar.

O Porto lidera a chave com 13 pontos, cinco de vantagem sobre o Shakhtar, que não pode mais ser alcançado pelo Athletic (quatro pontos) ou Bate Borisov (três pontos).