Topo

Willian brilha e Chelsea humilha Schalke para garantir vaga nas oitavas da Champions

25/11/2014 21h08

GELSENKIRCHEN, Alemanha, 25 Nov 2014 (AFP) - Com ótima atuação do brasileiro Willian, o Chelsea garantiu sua vaga para as oitavas de final da Liga dos Campeões com uma rodada de antecedência ao golear o Schalke 04 por 5 a 0 em plena Veltins Arena de Gelsenkirchen, nesta terça-feira, pela 5ª rodada do grupo G.

Em grande fase, Willian foi um dos destaques da seleção brasileira nos amistosos contra Turquia (4-0) e Áustria (2-1), marcando um gol e dando uma assistência contra os turcos. O meia fez o mesmo contra o Schalke anotando o segundo gol dos 'Blues' e dando passe para o quarto, marcado pelo veterano marfinense Drogba.

Líder invicto da Premier League, o time londrino teve um reencontro nada amigável com o técnico Roberto Di Matteo, que levou o time londrino ao seu único título na competição em 2012, seis meses antes de ser demitido. O italiano, que assumiu o comando do time alemão no início de outubro, teve um choque de realidade, mostrando a diferença que separa seu clube atual do primeiro escalão europeu.

"Quando se leva um gol nos primeiros minutos, fica muito, muito complicado. Respeitamos eles demais e deixamos muitos espaços, que eles aproveitaram muito bem", admitiu o treinador.

O veterano John Terry abriu o placar de cabeça logo no segundo minuto de jogo, Willian ampliou aos 29 e Jan Kirchhoff anotou contra o terceiro dos visitantes aos 44. Drogba e Ramires, que entraram no segundo tempo, fecharam a goleada aos 30 e aos 31.

Com o resultado, o Chelsea disparou na ponta com 11 pontos e tem certeza de terminar em primeiro lugar da chave. Já o Schalke deixou de ser vice-líder ao ser ultrapassado pelo Sporting de Lisboa, que derrotou o Maribor por 3 a 1 na outra partida da chave. O time português chegou a sete pontos, dois de vantagem sobre os alemães, e o Maribor continua na lanterna, com três.

O jovem Carlos Mané, de 20 anos, e o meia Nani (ex-Manchester United) e o argelino Islam Slimani anotaram os gols do Sporting, e o lateral brasileiro Jefferson marcou contra para o Maribor.

A partida foi interrompida no intervalo por falta de energia elétrica no estádio José Alvalade de Lisboa. A torcida do Benfica terá motivos de sobra para alfinetar o rival, já que manda seus jogos... no estádio da Luz, situado a poucos quilômetros de lá.

A briga pela segunda vaga atrás do Chelsea promete ser emocionante até o fim. Na última rodada, o Sporting pode se classificar com um empate, por levar a melhor no saldo de gols particular (perdeu por 3 a 2 na Alemanha e venceu por 4 a 2 em casa), mas terá a difícil tarefa de enfrentar o Chelsea em Stamford Bridge.

Já o Schalke não depende mais de si, mas deve ter mais facilidade para derrotar o Maribor na Eslovênia, contanto com um tropeço dos lusos em Londres.

Marcação adiantada Em Gelsenkirchen, o técnico português José Mourinho escalou quatro dos seus cinco jogadores brasileiros, começando a partida com Filipe Luís, Oscar, Willian e Diego Costa, naturalizado espanhol, deixando apenas Ramires no banco. Do lado do Schalke, Felipe Santana foi titular na zaga.

Mesmo jogando fora de casa, o Chelsea teve um início arrasador, pressionando a saída de bola alemã com marcação adiantada.

Foi assim que Diego Costa quase abriu o placar logo no primeiro minuto de jogo. Oscar puxou um contra-ataque e deu uma linda enfiada de bola para o sergipano. O atacante invadiu a área, deu um corte para se livrar da marcação de Dennis Aogo e chutou com força, em cima do goleiro F?hrman, que desviou para a linha de fundo.

Foi justamente na cobrança de escanteio que seguiu esta jogada que saiu o primeiro gol. Terry subiu mais alto que H¶wedes, campeão mundial com a seleção alemã, e cabeceou no ângulo, calando os cerca de 53.000 torcedores que lotaram o Veltins Arena.

O Schalke sentiu o baque e ficou alguns minutos anestesiado, sem conseguir esboçar uma reação. Os alemães acordaram aos 12, quando quase contaram com a sorte para empatar a partida num chute de fora da área do camaronês Choupo-Moting. A bola desviou na zaga e quase encobriu o goleiro Courtois, mas acabou explodindo no travessão.

Tabela de Willian com Hazard Em forma depois de ser poupado das últimas partidas da seleção espanhola, Diego Costa não parou de infernizar a defesa anfitriã com sua velocidade e sua força física.

O segundo gol acabou saindo aos 29, numa linda tabela de Willian com o belga Éden Hazard. O brasileiro tocou de calcanhar para o belga, recebeu de volta na entrada da área e ampliou com um chute rasteiro de direita.

O Chelsea nem precisou forçar seu talento para chegar ao terceiro, marcado contra por Jan Kirchhoff. Aos 44, o volante cabeceou para as próprias redes numa cobrança de escanteio de Fábregas.

Na volta do intervalo, o Schalke parecia conformado com a derrota. O Chelsea se contentou em esperar o adversário para sair nos contra-ataque puxados por Willian pela direita e Hazard pela esquerda.

Bastou colocar sangue novo em campo para animar novamente a partida. Drogba, que entrou no lugar de Diego Costa aos 20, anotou o quarto dos 'Blues' dez minutos depois, em outra boa jogada de Willian. O brasileiro recebeu longo lançamento nas costas da defesa e rolou para o marfinense completar para as redes.

Ramires, que entrou aos 29 no lugar de Oscar, precisou esperar menos de três minutos para deixar o dele. Aos 31, um minutos depois do gol de Drogba, o volante brasileiro cabeceou para o gol após receber ótimo cruzamento do marfinense.

lg