Topo

Bayern anuncia mais um faturamento recorde para temporada 2013-2014

28/11/2014 21h41

BERLIM, 28 Nov 2014 (AFP) - O Bayern de Munique quebrou novamente seu recorde de faturamento, que chegou a 528,7 milhões de euros para a temporada 2013-2014, na qual o clube conquistou a Bundesliga, a Copa da Alemanha e o Mundial de Clubes.

As receitas são quase 100 milhões de euros mais altas do que na temporada anterior, quando os bávaros fizeram história ao levar a inédita 'tríplice coroa' (Bundesliga, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões).

O clube, que teve sua assembleia geral nesta sexta-feira, continua competindo com o mais ricos da Europa, mesmo sem depender de investidores externos, como o Manchester City ou o Paris Saint-Germain, punidos recentemente por desrespeitar as normas do 'fair-play financeiro'.

"Sem dúvidas, o nosso Bayern está apresentando hoje um êxito que jamais conheceu, tanto em termos econômicos quanto esportivos", comemorou Jan-Christian Dreesen, vice-presidente do Conselho de Administração.

O dirigente destacou que o faturamento recorde ajudou a cobrir os 346 milhões de euros gastos com a construção do estádio Allianz Arena, 16 anos antes do previsto.

A maior parte das receitas vem da bilheteria (140,8 milhões de euros), dos contratos de patrocínio (117,7 milhões) e da venda de produtos do clube (105,2 milhões).

A fatia dos direitos de transmissão de TV, vital para muitos times, é bem menos importante (54,9 milhões).

O Bayern investiu 53,6 milhões de euros no mercado de transferências na última temporada, mas também arrecadou 41,2 milhões com a venda de jogadores.

Esta temporada 2013-2014 foi a primeira sob o comando do técnico Josep Guardiola, que não teve medo de mudar o padrão de jogo de um time que venceu tudo com seu predecessor, Jupp Heynckes, e conseguiu a façanha de se sagrar campeão alemão com incríveis sete rodadas de antecedência, um recorde.

Na Liga dos Campeões, porém, foi humilhado pelo Real Madrid, que venceu por 5 a 0 no placar agregado (1-0 no Bernabeu e 4-0 em plena Allianz-Arena).

Em entrevista publicada nesta sexta-feira no site do jornal Bild, o presidente do clube, Karl-Heinz Rummenigge, confessou ter "muita alegria toda manhã quando vai ao trabalho".

"Sonho em reduzir o nosso ciclo entre as vitórias na Liga dos Campeões. Depois do tricampeonato (de 1974 a 1976), esperamos 25 anos até vencer em 2001 e 12 para voltar a levantar a taça, em 2013", afirmou o dirigente.

O Bayern garantiu a classificação para as oitavas de final da Champions com duas rodadas de antecedência, mas deixou de ter 100% de aproveitamento na competição na terça-feira, ao perder de virada por 3 a 2 para o Manchester City.

Na Bundesliga, lidera com confortáveis sete pontos de vantagem sobre o Wolfsburg.