Topo

Platini: "Já fui julgado, já fui condenado"

19/12/2014 21h00

Paris, 19 dez 2015 (AFP) - "Já fui julgado, já fui condenado", afirmou Michel Platini em declaração lida por seu advogado durante a audiência de sexta-feira diante da Comissão de Ética da Fifa, em que o francês não compareceu.

"Eu decidi não comparecer diante de vocês para apresentar minhas explicações. Isso tem uma só razão: já fui julgado, já fui condenado. Não sou eu que estou falando, são vocês, as instâncias internas da Fifa, são seus porta-vozes autorizados", escreveu o presidente da Uefa.

Platini cita como exemplo "três declarações entre um amontoado de indiscrições, de rumores, de confidências difundidas à imprensa por fontes anônimas e mal intencionadas, que vocês não fizeram nada para silenciar".

O francês se refere especialmente a uma entrevista em 20 de outubro ao jornal Financial Times de Domenico Scala, presidente da Comissão Eleitoral da Fifa, assim como das declarações de Andreas Bantel, porta-voz da câmara de instrução da Comissão de Ética, que afirmou que a condenação de Platini "era certa".

"Meu processo já foi concluído (...) Não confio mais nas instâncias disciplinares da Fifa. Elas já mostraram sua parcialidade, sua incapacidade de respeitar a confidencialidade, a presunção de inocência e o direito de defesa", completou Platini pelo comunicado.

A côrte interna da Fifa investiga as condições de um pagamento de 1,8 milhões de euros efetuado em 2011 pelo suspenso presidente da entidade, Joseph Blatter, a Platini, supostamente por trabalhos de assessoria realizados em 2002, sem nenhum contrato por escrito.

O veredito está previsto para ser anunciado nesta segunda-feira, de acordo com uma fonte próxima à Fifa.

O francês, de 60 anos, declara inocência, negando qualquer acusação de corrupção e afirmando que houve contrato oral com Blatter. a justiça suíça reconhece esse tipo de contrato.

Já Blatter, suspenso provisoriamente até 5 de janeiro, como Platini, optou por depor, aparecendo perante a Comissão de Ética na quinta-feira.