Topo

Confiante River Plate desafia Barcelona por título Mundial

19/12/2014 21h19

Yokohama, Japão, 19 dez 2015 (AFP) - Um confiante River Plate, renascido com o apoio de seus 15.000 torcedores, mede forças com o Barcelona, bicho-papão do futebol europeu na última década, na fina do Mundial de Clubes da Fifa, neste domingo em Yokohama, com a possível volta do astro Lionel Messi.

Desde que o clube catalão anunciou na quinta-feira que Messi ficaria de fora da semifinal (vitória 3-0 sobre o Guangzhou Evergrande) por causa de um cálculo renal, o Mundial de Clubes gira em torno do estado de saúde do argentino.

Alguns jornais espanhóis informaram que o camisa 10 da equipe havia conseguido expulsar as pedras que causaram o cálculo renal na sexta-feira, o que acabou se confirmando no sábado, quando Messi entre em campo para treinar com a equipe, no estádio Mitsuzawa.

"Que ele fique melhor na segunda-feira. É óbvio que seria melhor sem Messi, é o melhor jogador do mundo", declarou na sexta-feira Lucas Alaria, autor do gol da vitória do River Plate na semifinal contra o Sanfrecce Hirsohima, do Japão.

- Neymar treina -Quem também parece ter condições de jogo é o brasileiro Neymar, que vem se recuperando de uma lesão na coxa e que ficou no banco de reservas na quinta-feira, na semifinal contra o Guangzhou.

Neste sábado, o brasileiro se juntou a Messi e Suárez no treino do Barça, dando pinta de que os três sul-americanos voltarão a formar o trio 'MSN', para azar dos zagueiros do River Plate.

Na ausência de Neymar e Messi, Suárez assumiu a responsabilidade, anotando os três gols do Barça na vitória sobre o clube chinês e garantindo a vaga na final do Mundial de Clubes.

Agora, aparentemente completos, os catalães brigarão por seu terceiro título de Mundial em uma década, o que faria da equipe a mais vitoriosa da história da competição (2009, 2011), desempantando com o Corinthians (2000 e 2012).

O adversário será um River Plate que, desde 5 de agosto, quando conquistou a Copa Libertadores, só fala desta partida.

"Os sul-americanos são fortes e muito complicados. O River é um dos grandes da América. Vai ser mais que difícil e vamos encarar a partida da melhor maneira possível para conseguir este título, que é o que queremos", analisou Suárez.

- Mayada ou Pisculichi? -A expectativa é que o River siga contando com os cerca de 15.000 torcedores que viajaram ao Japão para apoiar a equipe, a maior mobilização de uma torcida neste torneio, superior até a do Sanfrecce Hiroshima, que jogou em casa.

No plano esportivo, o técnico Marcelo Gallardo praticamente não tocará na equipe que venceu por 1 a 0 o clube japonês com muita dificuldade na quarta-feira, pagando pelos quase 20 dias que os atletas do River ficaram sem competir.

Gallardo poderia introduzir na equipe titular o uruguaio Camil Mayada, um jogador de velocidade e força, no lugar de Leonardo Pisculichi, sabendo que certamente não terá a bola nos pés e precisará apostar no contra-ataque contra o Barcelona.

"Há milhares de batalhas, de maneiras de se postar mais atrás. Defendendo bem, tendo a bola e saíndo da melhor forma possível", expicou na sexta-feira o volante Leo Ponzio.

-- Prováveis escalações:

Barcelona: Bravo - Alves, Piqué, Mascherano, Alba - Busquets, Rakitic, Iniesta - Neymar, Suárez, Messi (ou Sandro). T: Luis Enrique

River Plate: Barovero - Mercado, Balanta, Maidana, Vangioni - Kranevitter, Pisculichi (ou Mayada), Ponzio, Sánchez - Alario, Mora. T: Marcelo Gallardo.