Topo

Japão anuncia novo projeto de estádio para Tóquio-2020 após escândalo

22/12/2014 18h45

Tóquio, 22 dez 2015 (AFP) - O Japão anunciou nesta terça-feira que escolheu um novo projeto para o estádio olímpico dos Jogos de Tóquio-2020, após o escândalo gerado pelo elevado custo do primeiro projeto escolhido pelas autoridades, que, se fosse executado, seria o centro esportivo mais caro do mundo.

"Acredito que é um plano magnífico que cumpre com os critérios de custo e prazo", disse o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, após uma reunião extraordinária que decidiu sobre o projeto do renomado arquiteto japonês Kengo Kuma.

O Japão foi abalado pela polêmica provocada pelo projeto original, elaborado pelo arquiteto britânico-iraniano Zaha Hadid, que chegou a ser aprovado e depois cancelado por conta dos crescentes custos, que fariam deste o estádio mais caro do mundo.

O projeto de Kuma tem um custo de 149 bilhões de ienes (1,2 bilhão de dólares).

"Vamos fazer com que este estádio seja o mais acessível para todos os públicos e uma fonte de inspiração para o resto do mundo", disse Abe.

O futuro estádio está concebido como uma estrutura para 60.000 pessoas, com espaço para a vegetação atrás das arquibancadas.

"É o estádio das árvores e das zonas verdes, dentro de uma área de bosques. pensado para ser um espaço de convivência para todos", anunciaram os criadores do projeto.

O plano estipula a conclusão da obra em novembro de 2019, antes da data limite imposta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI): janeiro de 2020.

A cerimônia de abertura dos Jogos de Tóquio-2020 está prevista para 24 de julho.

"Sinto que tenho o peso de uma grande responsabilidade", afirmou Kuma.

O novo projeto busca sintonizar com "a tradição japonesa", misturando aço e madeira sob o conceito criativo de "estádio das árvores e das zonas verdes", afirmou o Conselho dos Esportes.

A estrutura escolhida terá altura de 49,2 metros, o que representa 20 metros a menos que o projeto deHadid, muito criticado porque alteraria o horizonte arquitetônico de Tóquio.

O projeto original teria custo de 252 bilhões de ienes e seria o estádio mais caro do mundo.

O escândalo que provocou a desistência da ideia inicial levou o ministro dos Esportes, Hakubun Shimomura, a apresentar sua renúncia em setembro.

kh-hih/fp