Topo

Sede dos Jogos de 2018 tem nova grafia para evitar confusão com Pyongyang

26/01/2015 20h06

Seul, 26 Jan 2016 (AFP) - Para evitar que atletas viajem por engano a Pyongyang, capital da Coreia do Norte, o nome do distrito de PyeongChang, sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, passou a ser escrito com C maiúsculo.

"Estrangeiros podem ter surpresas desagradáveis, por isso resolvemos escrever PyeongChang com C maiúsculo na nossa divulgação oficial", justificou Choi Moon-Soon, governador da Província de Gangwon, onde o evento será realizado, em coletiva de imprensa para a mídia internacional.

Diante do espanto dos jornalistas com esta medida um tanto inusitada, o governador citou um exemplo concreto dos riscos que podem comportar a semelhança de nomes entre as duas localidades.

Em setembro de 2014, o queniano Daniel Olomae Ole Sapit, convidado para participar de uma Conferência da ONU sobre biodiversidade em Pyeongchang, mas viajou por engano para Pyongyang.

Interrogado durante mais de cinco horas por agentes norte-coreanos, Sapit acabou sendo colocado num voo para Pequim, depois de pagar uma multa de 500 dólares.

A mudança de ortografia já aparece no site oficial do comitê organizador dos Jogos, e em vídeos promocionais divulgados nos canais CNN e Eurosport.

Em coreano, "pyeong" significa "paz" e "chang", "prosperidade".

"Esperamos trazer paz e prosperidade ao mundo inteiro com esses Jogos", resumiu Choi.