Topo

Djokovic derrota Federer e está na final do Aberto da Austrália

28/01/2015 14h19

Melbourne, 28 Jan 2016 (AFP) - O sérvio Novak Djokovic, líder do ranking mundial, garantiu vaga na final do Aberto da Austrália ao superar o suíço Roger Federer, terceiro cabeça de chave, por 3-1, com parciais de 6-1, 6-2, 3-6 e 6-3, nesta quinta-feira em Melbourne.

'Djoko' vai lutar pelo sexto título na Austrália e o 11º Grand Slam de sua carreira contra o vencedor da segunda semifinal, entre o escocês Andy Murray (número dois do ranking ATP) e o canadense Milos Raonic (N.14), que será disputada na sexta-feira.

Atleta que domina o tênis mundial, o sérvio se mostrou superior em todas as estatísticas, mas com uma diferença brutal nos erros não forçados, com apenas 20, contra 51 de Federer, em duas horas e 19 minutos de partida.

Intratável do fundo da quadra, perigoso no saque (10 aces contra 5 de Federer) e com a já famosa garra defensiva, Djokovic cometeu apenas quatro erros não forçados nos dois primeiros sets (24 do suíço).

Djokovic iniciou o jogo na Rod Laver Arena em um ritmo impressionante e, literalmente, atropelou Federer nos dois primeiros sets, com uma superioridade e consistência próximas da perfeição.

O suíço encontrou forças para reagir no terceiro set, quando conseguiu confirmar seu único break-point na partida (contra cinco de Djoko) e levou o jogo para o quarto set, quando o sérvio voltou a demonstrar maior precisão e concretizou a vitória.

Em um confronto direto extremamente equilibrado, esta foi a 23ª vitória de Djokovic sobre Federer em 45 partidas.

"Eu joguei um tênis incrível nos dois primeiros sets, era isso que precisava fazer contra Roger, que jogou num nível muito alto desde o início do campeonato. Sabia que seria agressivo, que ia subir à rede. Fiz o que tinha que fazer para contratacar. Foi uma grande batalha", resumiu Djokovic.

Com este triunfo, o sérvio jogará pela sexta vez a final do Aberto da Austrália, um recorde na era Open (desde 1968), mostrando seu atual domínio sobre o circuito. Federer tem sido o único capaz de fazer frente no último ano, mas Djokovic vem consistentemente levando a melhor nos maiores torneios, como na final de Wimbledon, do US Open e nos Masters.

"Já vi ele jogar assim no passado, quando está assim, é preciso estancar a hemorragia. Eu tinha um plano e não consegui implementar, um pouco por culpa minha, um pouco por ele, mas estou feliz com meu tênis", explicou Federer.

Na final do Aberto da Austrália, Djokovic terá pela frente o vencedor da outra semifinal, que será disputada na madrugada desta sexta-feira entre o canadense Milos Raonic (N.13) e o britânico Andy Murray, segundo cabeça de chave.