Topo

Gana atropela Guiné e pega Guiné Equatorial na semi da CAN

01/02/2015 17h18

Malabo, Guiné Equatorial, 1 Fev 2015 (AFP) - A seleção de Gana garantiu neste domingo sua classificação para as semifinais da Copa Africana de Nações pela quinta edição seguida ao vencer com facilidade a Guiné por 3 a 0, com direito a dois gols de Christian Atsu, do Everton.

Com o triunfo, os 'Black Stars' (estrelas negras) enfrentarão nesta quinta-feira a anfitriã Guiné Equatorial, que superou no sábado a Tunísia por 2 a 1 na prorrogação, em duelo manchado por erro gritante de arbitragem que favoreceu o país-sede, com um pênalti polêmico apitado nos acréscimos.

"É sempre complicado enfrentar o país-sede, mas prefiro focar na nossa equipe, que mostrou uma boa atitude e possui muita qualidade. Estamos melhorando jogo após jogo", comentou o técnico do Gana, Avram Grant.

Em Malabo, a vitória da seleção ganesa não sofreu nenhuma contestação. Atsu abriu o placar logo aos 4 minutos de jogo, após receber um belo passe de calcanhar de Andre Ayew, do Olympique de Marselha.

Kwesi Appiah, que também participou da jogada do primeiro gol, ampliou aos 44, ao receber a bola de presente do zagueiro Mohamed Sankoh. Atsu selou o resultado aos 16, com um golaço por cobertura.

A Guiné terminou com um a menos, com a expulsão de Naby Yattara nos acréscimos.

Os guineanos conseguiram a classificação para as quartas de final de forma inusitada, por sorteio, já que terminaram empatados em todos os critérios de desempate com o Mali na primeira fase.

Apesar da eliminação, a seleção da Guiné deu alegria a um país que foi muito abalado pelo vírus Ebola.