Topo

Procuradoria espanhola denuncia volante Xabi Alonso por fraude fiscal

26/02/2015 20h32

Madri, 26 Fev 2016 (AFP) - A procuradoria espanhola apresentou nesta sexta-feira à justiça de Madri uma denúncia por fraude fiscal contra o jogador espanhol do Bayern de Munique Xabi Alonso, informou o órgão judicial à AFP.

"Apresentamos a denúncia à justiça", informou à AFP o procurador da região de Madri, José Javier Polo, responsável pelo caso.

"É um suposto delito contra a Receita Federal cometido nos anos 2009, 2010 e 2011 e o valor total supostamente fraudado ficaria em torno de 3 milhões de euros nestes três anos", completou.

A procuradoria iniciou em setembro a investigação sobre o ex-jogador da seleção espanhola de 33 anos, sob suspeita de ter evitado pagar impostos relacionados a seus direitos de imagem, supostamente desviados para uma empresa com sede fora da Espanha.

O jogador afirmou em comunicado "que sempre cumpri com todas e cada uma das obrigações fiscais".

A situação de Xabi Alonso é muito similar a dos jogadores argentinos do Barcelona, o astro Lionel Messi e o volante Javier Mascherano, também investigados por fraude fiscal relacionados ao pagamento de direitos de imagem.

Para Mascherano, que reconheceu um fraude de 1,5 milhão de euros, o caso foi encerrado em janeiro com um acordo entre a procuradoria e o jogador, que foi condenado a um ano de prisão, que não terá que cumprir, e uma multa de 816.000 euros.

Já Messi será julgado, ao lado de seu pai, a partir do dia 31 de maio por suposto fraude de 4,16 milhões de euros.