Topo

Grandes clubes ingleses negam criação de uma Superliga da Europa

Ricardo Gareca, quando ainda era técnico do Palmeiras  - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Ricardo Gareca, quando ainda era técnico do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Lima (Peru)

02/03/2015 15h56

Londres, 2 Mar 2016 (AFP) - Os grandes clubes do futebol inglês, Manchester United, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Liverpool, negaram nesta quarta-feira estarem cogitando a criação de uma Liga Europeia que reúna às principais equipes dos grandes campeonatos do continente.

Os clubes se defenderam das alegações do jornal britânico The Sun, que, baseando-se em fotos, afirmou que foram realizadas "reuniões secretas" neste sentido na terça-feira entre os principais clubes da Premier League e a empresa Relevent Sports, que organiza a International Champions Cup, torneio de pré-temporada que reúne nos Estados Unidos diversos clubes europeus.

"Nos opomos firmemente a todo rompimento", confirmou um porta-voz do Arsenal. "Nenhum clube presente nesta reunião pensa em fazer mudanças na Premier League ou no cenário europeu e não se falou em nenhum caso de substituir o campeonato ou criar uma Superliga europeia", completou.

"As discussões giraram em torno da International Champions Cup e os formatos das competições europeias que poderiam completar a Premier League", continuou o porta-voz dos 'Gunners'.

Manchester United e Liverpool também seriam contrários a qualquer mudança futebolística, tanto na Inglaterra como na Europa.

A Relevent Sports é propriedade do bilionário americano Stephen Ross, dono do Miami Dolphins, franquia de futebol americano da NFL.

O magnata não teria participado da reunião na terça-feira em um importante hotel de Londres, onde estavam presentes Ed Woodward (Manchester United), Ferrán Soriano (Manchester City), Ivan Gazidis (Arsenal), Bruce Buck (Chelsea) e Ian Ayre (Liverpool), como mostram fotos publicadas pelo The Sun.

Em meados de janeiro, o presidente do Bayern de Munique, Karl-Heiz Rummenigge, falou da possibilidade da criação no futuro do um campeonato europeu com cerca de 20 times de Itália, Alemanha, Inglaterra, Espanha e França, sob tutela da Uefa ou outra entidade. Algumas partidas poderiam ser disputadas na Ásia e nos Estados Unidos.